sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

São Paulo, Rio de Janeiro e Recife ganham máquina que recicla garrafas de vidros

Imagem: Divulgação/Estratégia Assessoria
Uma máquina que recebe garrafas de vidro usadas e em troca dá descontos em contas de luz, passagens de ônibus ou livrarias. Assim funciona o novo modelo da Retorna Machine, uma solução tecnológica que incentiva atitude sustentável e recompensa o cidadão pela colaboração com a logística reversa. O equipamento criado pela Triciclo foi pensado em conjunto com a Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, e implantado nas três fábricas e no escritório matriz da empresa no Brasil.

Ao todo, são quatro máquinas distribuídas em São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Recife (1), sendo que a Retorna Machine da matriz, na zona oeste da capital paulista, está aberta ao público e as demais, por enquanto, estão restritas aos colaboradores e visitantes da empresa. O sistema de recompensa funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o consumidor adquire pontos pelas garrafas depositadas, pode trocá-los por dedução em contas de luz da AES Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou transferência de pontos para o programa de fidelidade da livraria Saraiva.

A Triciclo já trabalhava com o sistema de recompensa ao consumidor, porém, as máquinas eram programadas para receber garrafas PET, latas de alumínio e embalagens cartonadas. “Sempre tivemos vontade de favorecer a logística reversa também para o vidro, mas o processo de depósito e recolhimento desse material é diferente dos demais. Precisávamos de um parceiro com entendimento do setor para nos ajudar e a O-I viabilizou isso”, diz Felipe Cury, sócio fundador da empresa.

Já a gigante de embalagens busca soluções para viabilizar a logística reversa e formas criativas para estimular o consumidor a separar os materiais recicláveis. “Um dos entraves para a reciclagem do vidro no Brasil é a logística de transporte das embalagens e a correta separação do vidro para que ele não se misture com outros materiais o que dificulta o uso dos cacos na produção de novas embalagens. A Retorna Machine é uma solução acessível que mostra ao consumidor a importância da separação do vidro e o estimula a reciclar”, diz Reinaldo Kühl, gerente da categoria Foods & NAB da O-I na América Latina da O-I no Brasil.

O objetivo das duas empresas é ampliar o número de máquinas disponíveis no País. “Desde que a Retorna Machine passou a funcionar no prédio da O-I, notamos uma crescente procura do público para a entrega de garrafas. Em 2 meses de funcionamento, foram 870 Kg”, conta Kühl. 

Um dos diferenciais da Retorna Machine que recolhe vidro é que ela conta com uma tecnologia diferenciada para evitar que o vidro quebre ao ser depositado na máquina. Isso permite que as garrafas continuem intactas depois do depósito e que, no futuro, o equipamento receba também garrafas retornáveis.

Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve acessar o site www.triciclo.eco.br, fazer o cadastro gratuito e depois depositar as garrafas, sempre que quiser. A cada 100 pontos Triciclo (o que pode equivaler a 10 garrafas, dependendo do tipo), o consumidor pode retirar R$ 0,35 centavos em crédito do Bilhete Único ou R$ 0,27 centavos de abatimento em contas de energia elétrica da Eletropaulo ou ainda obter 20 pontos no programa SaraivaPlus. A Retorna Machine disponível ao público fica no primeiro subsolo do complexo comercial em frente ao shopping West Plaza, na Av. Francisco Matarazo, 1350, Água Branca, São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário