segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Alunos de Beberibe (CE) criam fossa sustentável e protegem região ecológica da Prainha do Canto Verde

A comunidade de Prainha do Canto Verde, localizada em uma reserva ecológica em Beberibe, no litoral cearense, foi contemplada em 2012 com algumas unidades de fossas sépticas convencionais. No entanto, somente duas fossas foram construídas de fato e, por conta do alto custo, o programa foi descontinuado. Preocupados com a questão do saneamento no local, um grupo de estudantes do 3°ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Pedro Queiroz Filho buscou uma alternativa que fosse sustentável e de baixo custo. O projeto “Ecofossa: o uso da fibra de coco na construção de fossas ecológicas” foi um dos onze projetos premiados nacionalmente no Desafio Criativos da Escola 2017.

Região de dunas, a Prainha possui, como já sabiam os jovens, desafio para garantir um saneamento de qualidade, sem a contaminação do lençol freático e a proliferação de doenças. A partir de testes em laboratório e de estudo da Universidade Federal do Ceará, os alunos descobriram que a fibra do coco poderia ser usada como filtro para impedir a absorção do esgoto doméstico pelo solo. Além de evitar a contaminação e proliferação de bactérias no entorno das casas, a alternativa reduziu o custo da fossa e proporcionou uma destinação correta ao coco que antes era descartado em lixões a céu aberto.

Após divulgação da iniciativa, o grupo realizou uma campanha na escola e arrecadou recursos para a construção de cinco ecofossas na comunidade de Prainha do Canto Verde. A repercussão foi tão positiva que os alunos conseguiram ainda uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outras quinze unidades foram instaladas já com a nova tecnologia na comunidade. Agora, os jovens pretendem ampliar o projeto para municípios vizinhos e buscam apoio do poder público para a criação de uma lei que garanta a gestão sustentável do esgoto nas cidades da região.

Em breve - Desafio 2018
Em 2018 será anunciado o período de inscrições para a 4ª edição do Desafio Criativos da Escola. Neste ano, a premiação recebeu 1492 projetos de todas as regiões do Brasil. Enquanto as inscrições não começam, é possível conhecer a história de projetos nas redes sociais do programa e em seu site, que possui, entre outras coisas, textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

Além de participarem de uma série de atividades e construírem projetos conjuntos na semana passada, no Rio de Janeiro (RJ), os 11 projetos premiados receberam prêmios em dinheiro para a iniciativa e para os professores orientadores. Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio contou com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário