Estimular parcerias e criar redes de educação ambiental entre os municípios, a iniciativa privada e a sociedade civil. Estes são os principais objetivos do Simpósio Regional de Educação Ambiental, que será apresentado como case de sucesso no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Santa Catarina, e que chega à sua terceira edição no dia 29 de agosto, em Santana de Parnaíba.
Realizado com o apoio da Fundação Alphaville, o simpósio oferece uma plataforma para que os participantes apresentem seus projetos, estimulando o diálogo e a troca de conhecimento.
Com o tema “Tecendo redes e vivenciando mudanças”, o evento contará com mesa-redonda, palestras e painéis apresentados pelo público inscrito para dar continuidade e fortalecer os trabalhos já realizados sobre questões ambientais. Em 2017, o evento será organizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Santana de Parnaíba, com a colaboração das secretarias congêneres dos municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Osasco e Taboão da Serra.
“Para garantir a sustentabilidade de todos os mais de 210 projetos que já implementamos, investimos na sociabilização, na cooperação e na construção coletiva”, disse Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville. “Nossa metodologia de trabalho está alinhada com os objetivos do Simpósio, que pretende fortalecer a discussão acerca da importância da criação de redes para atuações voltadas à construção de soluções de desenvolvimento locais.”
Na edição de 2017, estarão presentes no evento nomes como Renata Rozendo Maranhão, diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, professor José Silva Quintas, gestor público do Ibama e formulador da Política Nacional de Educação Ambiental e Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça que atuou na consolidação do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (NUCAM) e representou o estado de Minas Gerais nas tratativas do desastre ambiental ocorrido em Mariana, em 2016, e Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar para Cidadania e precursora do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
A articulação e organização do Simpósio Regional de Educação Ambiental acontece desde 2015, de maneira cooperativa entre munícipios da Grande Oeste e conta com a parceria da Fundação Alphaville. A iniciativa já gerou inúmeros resultados positivos e será agora apresentada como um dos cases de sucesso no eixo temático: Políticas, Programas, Práticas de Educação Ambiental, formulação, espaços participativos e monitoramento, no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental – evento que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro em Itajaí, Santa Catarina.
O evento busca fortalecer a diversidade da Educação Ambiental brasileira em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas por meio das políticas públicas do campo socioambiental.
Serviço
3º Simpósio Regional de Educação Ambiental
Data: 29 de agosto (terça-feira)
Horário: Das 8h às 18h
Local: Cine Teatro Coronel Raymundo (R. Suzana Dias, 300 - Centro - Santana de Parnaíba - SP)
Entrada: Gratuita
Informações: (11) 4622-7535 / simposioregionalea@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário