sábado, 20 de outubro de 2018

Turismo ecológico no Norte de Goiás é revelado no Legado Experience

Foto:Divulgação
O comerciante Cleoder Fulgêncio de Oliveira é apaixonado por pedalar, tanto que abriu, há 14 anos, uma loja de bicicletas no município de Ceres, no Norte de Goiás. O sucesso do negócio fez aumentar ainda mais o gosto pelo esporte, sobretudo porque a empresa contribuiu para Cleoder conhecer mais pessoas que possuem a mesma paixão.

Cleoder decidiu então reunir os aficionados por bike para todos os meses passearem em áreas urbanas e rurais. Os amigos têm o hábito de pedalar em cidades da região, preferencialmente em meio à natureza, onde se aventuram em trilhas e, ao mesmo tempo, relaxam em contato com o verde e com os animais. Agora, eles passam a contar com um novo lugar para inserir na lista das pedalas: o Legado Verdes do Cerrado.

No dia 14 de outubro, Cleoder e um grupo de 15 amigos participaram do Bike Adventure, um passeio ciclo-ecológico promovido no Núcleo Engenho. A atividade integrou a programação do Legado Experience, evento que tem como objetivo aproximar as pessoas de áreas naturais conservadas por meio de atividades esportivas, culturais e de recreação. A iniciativa foi lançada pelo Legado Verdes do Cerrado, maior reserva privada do bioma no país, de propriedade da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio.

No passeio feito pelo grupo de amigos de Cleoder, os participantes não só pedalaram como também fizeram caminhadas. Eles percorreram a Trilha do Rio Traíras, onde também puderam se refrescar. Em seguida, pedalaram até o mirante do Legado, que proporciona uma vista panorâmica da reserva. Depois de um breve descanso e almoço, o grupo seguiu a pedalada e finalizou o passeio com uma caminhada na Trilha Campo Cerrado. Ao todo, foram 50 quilômetros de trajeto em contato direto com as belezas do Cerrado.
“Essa experiência foi muito enriquecedora porque ainda não conhecia o Legado Verdes do Cerrado. Conhecemos um novo ambiente, desbravamos a natureza e interagimos com outras pessoas que adoram se aventurar pedalando na mata. Fiquei muito satisfeito com a estrutura proporcionada pelo Legado, porque foi tudo muito bem planejado, o que não é comum de se encontrar por aí”, elogiou Cleoder de Oliveira.

Além dos adultos, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade foram contempladas com diversão e aventura, no Kids Adventure. A atividade consistiu em caminhadas na reserva para os jovens conhecerem mais sobre as flores, frutos e árvores do Cerrado. A atração contou também com jogos educativos pedagógicos, gincanas e brincadeiras culturais e esportivas.

Segundo o Gerente do Legado Verdes do Cerrado, Reginaldo Gratão, o Legado Experience marca o início de uma linha de atuação estratégica do Legado Verdes do Cerrado, voltada ao desenvolvimento da economia verde. “O Norte de Goiás possui belezas naturais pouco conhecidas pelo público e o Legado Experience revela o potencial de turismo e lazer que a região oferece, sempre com respeito à natureza, em uma área conservada há mais de 40 anos. Além de ser um evento propício para sensibilizar o público para o cuidado com o meio ambiente, o Legado Experience também contribui para ampliar as perspectivas para a geração de emprego e renda, estimulando toda uma cadeia produtiva ligada à economia verde”, afirmou.

O supervisor de Desenvolvimento Sustentável do Legado Verdes do Cerrado, Giuliano Deyvison Borges Alves, ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do evento. Em todas as atrações, os participantes contaram com pontos para hidratação e descanso, seguro de vida e equipe de apoio composta por empregados do Legado Verdes e alunos do curso de Turismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Niquelândia.

A parceria já consolidada entre o Legado Verdes do Cerrado e a UEG foi uma oportunidade a mais para os estudantes enriquecerem, na prática, a formação acadêmica. O evento contou com outros parceiros, como: Faeg Jovem de Niquelândia, Javali Bike Club e Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento de Niquelândia. A realização de projetos com a participação de empresas, entidades e instituições, por meio de parcerias, faz parte da estratégia de atuação do Legado, que desde que iniciou suas atividades, em 2017, valoriza e incentiva o fortalecimento da economia local em ações conjuntas.

“Recebemos aproximadamente 150 pessoas nesta primeira edição, de várias localidades, e todas ficaram bastante satisfeitas com as atividades. Já vamos planejar as próximas edições para que esta iniciativa se consolide oficialmente no calendário de eventos de Niquelândia”, ressaltou Giuliano Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário