quarta-feira, 10 de outubro de 2018

A importância de envolver a comunidade na eliminação de pontos viciados de entulhos

Certamente, você já se deparou, em lugares específicos, com um amontoado de sacos de lixo, grandes objetos e entulho. Pois é. Esses são os chamados pontos viciados, nos quais algumas pessoas utilizam muros e esquinas para descartar irregularmente todo tipo de resíduos, móveis e eletroeletrônicos velhos. E fazem isso sempre depois que os caminhões que fazem a coleta regular passam. Essa atitude equivocada tem consequências negativas: o local fica com mau cheiro e atrai animais que reviram e espalham o lixo como ratos, baratas e outros bichos que causam doenças.

"Além do ambiente desconfortável e insalubre para quem mora perto, esses locais geram poluição visual na cidade", comenta Francisco Vianna, coordenador de Planejamento Operacional da Loga – Logística Ambiental de São Paulo, alertando: "Os resíduos descartados irregularmente também geram problemas quando esparramados pelas vias, podem parar em bueiros e rios, causando enchentes, alagamentos e contaminação de lençóis freáticos."

O descarte irregular, causador de tantos transtornos, não se justifica, pois existem na cidade 102 Ecopontos, que funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Nesses locais, o munícipe pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Os endereços destes locais podem ser consultados no site da Prefeitura.

"Quem reside em regiões com pontos viciados deve ser multiplicador dentro das comunidades e disseminar as boas práticas de limpeza urbana, pois são novas atitudes que geram novos exemplos", pondera Vianna. "Muitos desses espaços poderiam ser destinados ao lazer e à recreação da população".

Cabe ressaltar que o descarte irregular de lixo tem gerado sérios problemas ambientais e são passíveis de multa, segundo as leis nº 13478/2002 e nº 15244/2010, com valores que podem chegar a R$ 18.421,20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário