segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Empresa produz frasco 100% reciclado a partir de plástico retirado do litoral do Brasil

Divulgação/Positiva
A POSITIV.A nasceu com objetivo de ajudar a restaurar a relação meio ambiente e sociedade por meio de produtos e serviços e dá agora um grande passo: acaba de lançar o primeiro frasco brasileiro que tem como matéria-prima plástico retirado do litoral -- o material é "interceptado" antes de poluir os oceanos. O recipiente inovador é oriundo do lixo recolhido por cooperativas de Santos, no litoral de São Paulo, e que é usado para embalar os novos lançamentos da POSITIV.A, como o lava-louças a base de coco, multiuso pronto para o uso, limpa-vidros, passa-fácil e frascos auxiliares.
E para estimular a conversa e a conscientização sobre a economia circular, a empresa lança, com as novas embalagens, a mostra “Oceano Limpo”, na Unibes Cultural, de 23 a 28 de outubro. Aberta ao público e gratuita, a exposição mostrará a importância da economia circular para a permanência da vida e trará uma seleção de fotos de profissionais como Jordi Chias, John Cancalosi, Shawn Miller e Brian Lehmann
A ideia dos novos frascos surgiu a partir do incômodo de encontrar tanta poluição nos mares. Segundo a ONU, de 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico, o que impacta diretamente a vida marinha e desregula todo o ciclo alimentar. “Começamos a pensar como poderíamos ir além do que estávamos fazendo e aprofundar o conceito de economia circular nos nossos produtos. Esse modelo de negócio é central para a POSITIV.A, pois vai de encontro com a nossa razão de existir. Não queremos repetir o velho discurso da sustentabilidade pelo simples fato de ele não ser suficiente para resolver os problemas. Por isso aderimos a novos modelos que estejam conectados com a forma sistêmica que o mundo funciona. Essa forma sistêmica é essencialmente circular”, explica Alex Seibel, fundador e CEO da POSITIV.A.
O lançamento da POSITIV.A embala seis novos produtos da marca em frascos de 500 ml com rótulos serigrafados. “Visitamos cooperativas de reciclagem para entender o volume dos materiais descartados e a qualidade deles. Desenvolvemos um molde exclusivo da POSITIV.A com características de maleabilidade para não amassar facilmente e que pode ser reutilizado. O rótulo é serigrafado, o que contribui para evitar mais resíduos, além de ter faixas de cores diferentes para que todos consigam distinguir melhor um produto do outro. Os desafios foram muitos, toda etapa é uma novidade. Criar algo novo envolve mudança de hábito e de mentalidade, o esforço é grande mas muito recompensador”, conta Marcella Zambardino, sócia e diretora de produtos da empresa.
“Um dos objetivos da POSITIV.A é, junto com os consumidores, passar a fazer parte da solução e não da poluição. Se por um lado, podemos colaborar com um mundo livre de lixo deixando de usar utensílios como, por exemplo, canudos plásticos, que têm uso único e representam 4% do lixo mundial, por outro lado, podemos ir além e contribuir produzindo e consumindo produtos que trazem uma solução para o meio ambiente e para a sociedade”, complementa Alex.
Ciclo do produto
O frasco foi desenvolvido pela POSITIV.A em parceria com a Boomera, empresa que transforma lixo em novos produtos.  Os resíduos são coletados no Litoral Sul de São Paulo, lavados, transformados em pequenas pedaços de material base chamados pelletes e então passam a ser usados para produzir a embalagem exclusiva da POSITIV.A
Os novos frascos da POSITIV.A são desenvolvidos dentro do conceito de economia circular, produzidos em PE 100% reciclado pós-consumo, totalmente recolhido no litoral paulistano. Parte do material reciclado é proveniente do programa de coleta de resíduos realizado pela Boomera em parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Por meio deste projeto os cooperados são beneficiados com a comercialização do material, garantindo que os mesmos sejam inseridos novamente na cadeia produtiva ao serem transformados em novos recipientes.
O frasco da POSITIV.A conta com tecnologia Dow na introdução de aditivos antioxidantes e compatibilizantes. Ele foi desenvolvido garantindo desempenho em performance durante o uso e no fechamento do ciclo (economia circular), ao ser 100% reciclável após o uso, podendo retornar a à cadeia de produção.
Trabalho com permacultura para moradores de rua originou empresa
A POSITIV.A nasceu em 2014, quando o fundador Alex Seibel, inspirado pela ativista Anitta Roddick, a  criadora da marca The Body Shop, resolveu sair dos negócios de sua família e trilhar um caminho que lhe fizesse sentido. Fundou a ONG ARCAH, que é especializada em resgatar moradores de rua através de um modelo permacultural e integrado com a natureza. Sentindo vontade de empregar os alunos que saíam do programa surgiu a ideia de criar a consultoria de soluções ambientais integradas, e logo em seguida a linha de produtos conscientes que difundem todo o propósito. A linha completa de produtos de limpeza está disponível no site www.positiva.eco.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário