quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Aplicativo é nova tecnologia a favor da preservação do meio ambiente

Hoje 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Mais que um motivo para falarmos sobre a importância da preservação da natureza, a data tem o objetivo central de incentivar a conscientização sobre como podemos agir para minimizar os impactos ambientais.

Pensando em colaborar com isso que o engenheiro ambiental Gabriel Estevam Domingos, fundador da Cleantech GEDI, startup brasileira com foco na criação de tecnologias verdes, lançou um aplicativo capaz de aproximar mais este assunto do cotidiano das pessoas, conscientizar sobre os efeitos de nossos hábitos diários.

Com o app CarbonZ, desenvolvido pelo engenheiro, o usuário após cadastrado consegue calcular o número de árvores que precisa plantar para neutralizar o CO2 que emite no seu dia a dia. Isso, seja para uma pessoa, indústria ou evento. Além de propor maior interatividade e conscientização sobre o processo de neutralização de CO2 na natureza, o aplicativo disponível gratuitamente para sistema IOS e Android, tem como principal diferencial permitir que o usuário acompanhe todas as coordenadas geográficas do local em que foram plantadas as árvores e receba periodicamente atualizações da evolução do crescimento de suas mudas.

O CarbonZ veio da necessidade de ter uma ferramenta prática para a realização do cálculo e também de monitoramento das mudas plantadas. Antes era tudo feito de forma manual em diversas planilhas, demorava muito mais tempo para conseguir fazer este levantamento, além de ser caro. A compensação com o plantio é uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental baseada no Protocolo de Kyoto e que está sendo adotada por muitas empresas. Inclusive, isso foi feito pelos organizadores do Rock in Rio?, conta Gabriel Estevam, idealizador da iniciativa.

Toda atividade de nosso cotidiano gera, direta ou indiretamente, uma determinada quantidade de CO2 (Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico). Esse composto químico gasoso, embora seja essencial à vida no planeta, por ser um dos compostos principais para a realização da fotossíntese pelas plantas, é também um dos Gases de Efeito Estufa (GEE). Os GEE dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra. Assim, contribuem para um fenômeno chamado Efeito Estufa. Apesar de ser um fenômeno que ocorre naturalmente na atmosfera, responsável pela manutenção da temperatura no planeta, vem sofrendo certo desequilíbrio nas últimas décadas, como consequência de atividades antrópicas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e queimadas de florestas.

O app já tem cadastrados mais de 4mil usuários em todo o país. Após ter acesso ao cálculo, se a pessoa não quiser plantar as árvores, pode contratar esse serviço pela plataforma, que cobra um valor simbólico de R$35 por muda. O plantio é feito em local degradado e tudo é filmado e enviado ao cliente pelo app.

Conheça o projeto: http://carbonzapp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário