sexta-feira, 22 de março de 2019

Seguradora MAPFRE dá dicas de combate ao desperdício de água

Hoje sexta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção para a preservação do principal recurso natural do planeta. A MAPFRE aproveita a ocasião para orientar sobre economia de água em casa.

A diretora de Seguros Gerais da MAPFRE, Patricia Siequeroli, esclarece que cuidar das instalações hidráulicas internas do imóvel é uma boa forma de começar a contribuir com a causa ambiental e ainda evitar prejuízos na conta de água. "Estudos indicam que um furo de dois milímetros no encanamento pode causar uma perda diária superior a 3 mil litros de água. Muitas vezes esses vazamentos estão atrás de paredes ou debaixo do piso, o que dificulta a detecção, mas é possível corrigir esse problema com testes rápidos", afirma a executiva.

Dos testes mencionados por Patricia, o mais comum é o acompanhamento do hidrômetro – o relógio que contabiliza o consumo de água que se encontra na entrada de casa. "Basta deixar os registros das paredes abertos, fechar todas as torneiras, desligar os aparelhos que usam água e não utilizar os sanitários. Anote o número que aparece no marcador do hidrômetro e, depois de uma hora, se houver alguma alteração, é sinal de vazamento interno", explica a responsável pelo Seguro Residencial da MAPFRE.

Outra medida para verificar vazamentos em tubulações dentro de paredes é o teste da batida. Para isso, localize por onde passa o encanamento e bata em toda a extensão da tubulação. Caso o som fique diferente em alguma parte ou sejam notadas manchas de mofo, umidade ou alteração de cor do revestimento, pode estar acontecendo algum escape de água.

Confira o quanto alguns vazamentos internos podem desperdiçar de água:

- Torneira gotejando: de 10 a 30 litros por dia;

- Bacias sanitárias e descargas: no mínimo, 40 litros por dia;

- Chuveiro com registro gotejando: cerca de 1 litro por dia.

Além de verificar a estrutura do imóvel, mudanças de hábitos são cruciais para evitar o desperdício de água:

- Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as louças;

- Feche o chuveiro enquanto se ensaboa;

- Utilize as máquinas de lavar roupas e louças somente em sua capacidade total;

- Reaproveite a água com sabão da lavagem das roupas para limpeza de áreas externas da casa;

- Se estiver reformando a casa, substitua a descarga tradicional do vaso sanitário por caixas acopladas com acionamentos econômicos, além de torneiras com temporizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário