Caminhão do lixo/Foto: Divulgação |
"O Green Nation, por meio de experiências desafiadoras, incentiva seus visitantes a adotarem mudança de postura, uma reflexão sobre a responsabilidade de cada um com o meio ambiente e a produção e descarte de resíduos. Acreditamos que a atividade contribua para promover mudanças de hábito, inspirada no conceito dos cinco 'R': Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e, somente depois disso, Reciclar", diz o diretor-presidente da Loga, Valnei Souza Nunes.
A capital paulista produz, em média, 3,6 milhões de toneladas de resíduos domiciliares por ano. É a cidade que mais gera lixo no Brasil. "Boa parte da população não imagina o que acontece quando o descarte é feito incorretamente e como isso afeta nossa sociedade. Quando essa situação ocorre, há desde poluição do solo e dos rios até a diminuição do tempo de vida útil de aterros sanitários", comenta Valnei.
Para se ter uma ideia de quanto uma mudança de postura é necessária, apenas nos últimos cinco anos a Loga coletou cerca de 145 mil toneladas de materiais recicláveis, média de 29 mil toneladas por ano. De um potencial de reciclagem de 40% dos seus resíduos, São Paulo só recicla atualmente 7%. A empresa presta serviços especializados de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos orgânicos, de saúde e de materiais reciclados gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo.
Caminho do Lixo
A Loga, em conjunto com a Ecourbis e a Corpus, apresenta aos visitantes a instalação Caminho do Lixo. A experiência mostra um cano gigantesco, simulando uma rua de uma cidade que descarta o lixo de maneira inadequada. Os resíduos percorrem tubulações e canais até chegarem aos rios, poluindo o ambiente e dizimando os peixes.
Quem conhecer a atividade poderá sentir como o descarte incorreto de resíduos é prejudicial ao ecossistema. No final, os visitantes são estimulados a coletar o lixo despejado por ali. A água turva aos poucos fica limpa, a vida retorna e o sistema refaz-se.
Green Nation
O Green Nation foi criado em 2012, no Rio de Janeiro, e se tornou um dos principais eventos sobre sustentabilidade do País. No ano passado, atraiu mais de 70 mil pessoas durante o 8º Fórum Mundial da Água. Pela primeira vez, será realizado em São Paulo, no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque do Ibirapuera.
A ideia é proporcionar aos visitantes experiências interativas, sensoriais e emocionais para se pensar, viver, sentir e aplicar a sustentabilidade. O evento conta com um festival de audiovisual composto por uma mostra competitiva e uma internacional de filmes, instalações interativas, realidade virtual, oficinas, apresentações de teatro e palestras com especialistas internacionais. São mais de 56 horas de atrações.
Além da importância da separação correta do lixo e da reciclagem, o evento visa mostrar a relevância da preservação da água, do reflorestamento e do uso integral dos alimentos, por meio da inovação, criatividade e tecnologia.
Green Nation 2019
Data: de 25 a 31 de março
Local: Parque Ibirapuera - Pavilhão das Culturas Brasileiras
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP
Horários de funcionamento
- Segunda, terça, quinta e sexta-feira: 9h às 17h (fechamento dos portões às 15h)
- Quarta-feira: 14h às 17h (fechamento dos portões às 15h)
- Sábado e domingo: 10h às 18h (fechamento dos portões às 16h)
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário