sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Atlantic instala primeiro aerogerador no Complexo Eólico Lagoa do Barro

Atlantic Energias Renováveis inicia mais uma importante etapa da implementação do Complexo Eólico Lagoa do Barro, localizado no sudeste do Piauí. No início de agosto, a empresa fará a instalação do primeiro aerogerador do empreendimento, um marco para o desenvolvimento da região com pouco mais de 5 mil habitantes.

Segundo maior ativo da companhia, o Complexo Eólico Lagoa do Barro recebeu investimento de R$ 1.3 bilhão e, em plena operação, terá 195 megawatts (MW) de capacidade instalada. Serão 65 aerogeradores modelo AW300, cada um com potência de 3 MW, instalados em torres de concreto com 120 metros de altura e distribuídos por 8 parques eólicos – estão entre os maiores e mais potentes do país.

O projeto conta com uma fábrica de torres localizada dentro do canteiro de obras. Essa é uma estratégia inovadora que visa otimizar a logística de produção e prazos de entrega do empreendimento. A fábrica produzirá ao todo 1.430 dovelas, que formam as torres de concreto. A montagem de cada aerogerador acontece em três etapas: pré-montagem dos tramos das torres, montagem da nacelle e montagem das pás, com diâmetro de 125 metros. Um guindaste móvel LTM é utilizado na fase inicial e dois guindastes LG nas duas fases finais.

Em construção desde junho de 2017, o Complexo Eólico Lagoa do Barro já gerou em torno de 500 empregos diretos e indiretos, com colaboradores e empresas contratadas, sobretudo, na região de Lagoa do Barro do Piauí. 

Além disso, a empresa desenvolve diversos programas para prevenir e monitorar possíveis impactos às regiões próximas ao empreendimento. Com relacionamento estreito com os líderes das comunidades, a Atlantic realiza ações educativas sobre saúde, segurança no trânsito, meio ambiente e geração de renda. A conclusão das obras do Complexo Eólico Lagoa do Barro está prevista para o segundo semestre de 2018, dentro do prazo estipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário