A Atlantic Energias Renováveis inicia mais uma importante etapa da implementação do Complexo Eólico Lagoa do Barro, localizado no sudeste do Piauí. No início de agosto, a empresa fará a instalação do primeiro aerogerador do empreendimento, um marco para o desenvolvimento da região com pouco mais de 5 mil habitantes.
Segundo maior ativo da companhia, o Complexo Eólico Lagoa do Barro recebeu investimento de R$ 1.3 bilhão e, em plena operação, terá 195 megawatts (MW) de capacidade instalada. Serão 65 aerogeradores modelo AW300, cada um com potência de 3 MW, instalados em torres de concreto com 120 metros de altura e distribuídos por 8 parques eólicos – estão entre os maiores e mais potentes do país.
O projeto conta com uma fábrica de torres localizada dentro do canteiro de obras. Essa é uma estratégia inovadora que visa otimizar a logística de produção e prazos de entrega do empreendimento. A fábrica produzirá ao todo 1.430 dovelas, que formam as torres de concreto. A montagem de cada aerogerador acontece em três etapas: pré-montagem dos tramos das torres, montagem da nacelle e montagem das pás, com diâmetro de 125 metros. Um guindaste móvel LTM é utilizado na fase inicial e dois guindastes LG nas duas fases finais.
Em construção desde junho de 2017, o Complexo Eólico Lagoa do Barro já gerou em torno de 500 empregos diretos e indiretos, com colaboradores e empresas contratadas, sobretudo, na região de Lagoa do Barro do Piauí.
Além disso, a empresa desenvolve diversos programas para prevenir e monitorar possíveis impactos às regiões próximas ao empreendimento. Com relacionamento estreito com os líderes das comunidades, a Atlantic realiza ações educativas sobre saúde, segurança no trânsito, meio ambiente e geração de renda. A conclusão das obras do Complexo Eólico Lagoa do Barro está prevista para o segundo semestre de 2018, dentro do prazo estipulado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário