quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Aparelhos eletrônicos reciclados se transformam em brinquedos

Divulgação/Tropico Comunicação
A curiosidade das crianças com os objetos da casa exige atenção redobrada dos pais. Há sempre uma porta de armário que não pode ser aberta ou um eletrodoméstico que atrai os pequenos, mas que pode representar riscos. A vontade de explorar o mundo precisa ser incentivada, mas com segurança: por isso, a TaoTao Painel Sensorial, empresa que produz painéis sensoriais artesanalmente, recria com os desafios que a criança encontra dentro de casa de maneira interativa e sem riscos.

Propostos o desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 3 anos, os painéis são desenvolvidos em diferentes níveis de dificuldade e com elementos reciclados. O projeto contará com o apoio da cooperativa de reciclagem de resíduos eletrônicos, Coopermiti, que recebe todos os dias aparelhos em bom estado de conservação e que poderão contribuir com a diversão dos pequenos.

As teclas de um telefone, o botão interruptor de algum aparelho eletrônico, entre outros elementos que serão escolhidos e adaptados pela idealizadora do projeto, Marina Tonussi, na sede da cooperativa em São Paulo. "Apitos, lanternas, telefones, calculadoras, coisas do dia-a-dia que geram curiosidade de crianças e que poderão ser usados sem riscos. Os painéis apresentam desafios, alguns elementos que exigem treino para serem dominados – como abrir um pote – e outros que não abrem, porque a frustração é importante para o aprendizado", conta.

Os elementos escolhidos na Coopermiti são todos provenientes de doações. A cooperativa trabalha com a conscientização sobre a importância do descarte regular de eletrônicos. As peças passam por um processo de higienização e adaptação para retirar qualquer tipo de ponta ou pontos que ofereçam riscos. A colaboração entre as duas empresas é inédita e os painéis com elementos eletrônicos doados pela cooperativa serão produzidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário