Os jardins são de extrema importância em áreas residenciais e pública. Afinal, são eles os responsáveis por equilibrar a qualidade do ar e deixar os espaços mais bonitos, o que contribui diretamente para o bem-estar das pessoas.
No entanto, para que essas áreas verdes estejam sempre saudáveis, as manutenções preventivas são essenciais, pois vão garantir o fortalecimento da vegetação. Para isso, o primeiro passo é entender que o crescimento das plantas está relacionando a três pontos fundamentais: água (chuva), iluminação (sol) e solo (fertilizantes). Isso significa que o período de desenvolvimento da vegetação pode variar em algumas regiões do país, de acordo com as condições climáticas.
Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da Husqvarna, aponta que, durante o verão, são necessárias intervenções semanais nos gramados, com o corte e o recolhimento dos detritos ou, até mesmo, com o corte de manutenção seguido da reciclagem do material. “Esse processo consiste em cortar o gramado em pequenos pedaços, que rapidamente se decompõem e se transformam em fertilizantes naturais, o que ajuda a fortalecer o crescimento da grama”, explica.
Além dos gramados, é importante dedicar também um tempo à poda, atividade que envolve o corte e ajustes estéticos em plantas que apresentam tamanhos desuniformes. Já as cercas-vivas devem passar por manutenções entre 15 dias e um mês.
Vale destacar ainda que, mesmo durante o inverno (período em que algumas regiões do país sofrem com a escassez de chuvas e a baixa temperatura) os gramados precisam passar por manutenção. O especialista aponta que as intervenções devem ocorrer ao menos uma vez ao mês. “A única ressalva é que deve ser respeitado sempre o limite mínimo de altura da grama, que é de 25 mm ou uma polegada. Isso permite que a planta capte iluminação e crie raízes fortes”, ensina o consultor técnico de produtos.
Confira as tecnologias da Husqvarna que são indispensáveis na manutenção das áreas verdes:
Jardins residenciais:
Em áreas pequenas, a Husqvarna recomenda a utilização do Cortador de Grama LC140 e Roçadeira 128R, para a manutenção dos gramados; da Motosserra 236, ideal para a podas de galhos; e do Soprador 125BVx, indicado para realizar a limpeza das folhas.
Jardins de condomínios:
Em jardins de condomínios, a manutenção do gramado pode ser realizada com o auxílio de equipamentos como a Roçadeira 236R, o Cortador de Grama HU550FH e o Cortador de Grama GX560, também chamado de Flutuador, que trabalha de forma fácil e segura em áreas inclinadas, sem a necessidade de esforço físico. Para finalizar, a limpeza deve ser feita com o Soprador 125BVx.
Sítios:
Em espaços maiores, a manutenção dos gramados deve ser feita com equipamentos mais potentes, capazes de realizar o trabalho em menos tempo, sem exigir esforço físico excessivo. Nesses casos, a sugestão da Husqvarna são os seguintes equipamentos: Cortador de grama LB155S, Trator Cortador de grama LT1597 ou LTH1842, Cortador de Grama GX560 e Roçadeira 143RII.
Praças públicas e parques:
Para trabalhos intensivos, como a manutenção de praças públicas, parques e canteiros, a recomendação é optar pela utilização de modelos como o Cortador de grama HU700H, Trator cortador de grama LTH1842 ou Giro Zero MZ52, Cortador de grama GX560 e Roçadeira 143RII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário