sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Projeto de educação ambiental impacta 12 mil no ES e PR

Foto: Divulgação/Bansen & Associados Comunicação
Cerca de 60 educadores de escolas públicas de Linhares, no Espírito Santo, e Fazenda Rio Grande, no Paraná, inovaram na forma de ensino e conseguiram explorar novas possibilidades na prática educativa no último ano letivo. Eles foram capacitados para assumir o papel de facilitadores da aprendizagem, instigando os alunos a diagnosticarem problemas ambientais e a executarem ideias criativas para necessidades reais de suas escolas e do entorno.

Fundamental para que pudessem trabalhar de forma transdisciplinar e mais conectados à realidade dos estudantes, ligando o conteúdo na sala de aula com a vida cotidiana, a capacitação dos professores foi o principal objetivo da última edição do Estação Sustentável. A proposta do projeto é disseminar boas práticas ambientais e a preocupação com os recursos naturais nas comunidades do entorno de unidades da Leão Alimentos e Bebidas, idealizadora do projeto em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Linhares/ES e Fazenda Rio Grande/PR.

Em 2017, a assessoria especializada pedagógica aconteceu em oito escolas, mobilizando 560 estudantes, que colocaram a mão na massa para deixar legados positivos no entorno de suas escolas, sempre contemplando a utilização de materiais recicláveis.


Por meio de 26 projetos, os alunos revigoraram áreas comuns, como jardins, quadras, halls e muros de entrada, projetaram em grupo a construção de "cantinhos de leitura", parquinhos com cavalinhos de pneus reaproveitados, caixas de areia e hortas.
Eles também observaram a importância da produção de ferramentas para o suporte do cotidiano das escolas, como lixeiras, além da organização de bicicletários, já que muitos estudantes utilizam a bicicleta como meio de locomoção até a escola.

"Ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades como cooperação, comunicação e liderança, o Estação Sustentável provoca nas crianças e jovens um olhar crítico sobre autonomia, sustentabilidade e qualidade de vida. Os legados deixados são visíveis: as escolas ficaram mais coloridas, os jardins recuperados e novas possibilidades de interação com o ambiente foram – e estão sendo – construídas", pontua Fabiano Rangel, Gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas.

Desde 2011, o projeto já impactou mais de 20 mil pessoas direta e indiretamente, entre moradores das comunidades e estudantes, e estimulou a coleta de cerca de 19 toneladas de materiais descartados inadequadamente no meio ambiente.

Vale destacar que a atual metodologia do Estação Sustentável 2017 foi desenvolvida pela Evoluir, empresa especializada em criar conteúdos e metodologias educacionais, que foi contratada para o suporte no desenvolvimento tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário