sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Agropalma e as boas práticas de sustentabilidade

Protagonista no debate nacional e global sobre sustentabilidade, a Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável da América Latina, tem como princípio norteador de suas atividades o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Membro ativo de organizações como RSPO (Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável), InPacto e POIG (Grupo de Inovação do Óleo de Palma), a empresa tem papel proativo na redução do impacto ambiental causado pelas atividades praticadas.

Com plantações localizadas na região da Amazônia, a Agropalma adota a política de conservar 1,6 hectare de floresta a cada 1 hectare de plantação. Atualmente, dos 106 mil hectares de área total, 64 mil são de reservas florestais protegidas. Por lei, a exigência é de que 50% das terras de cada propriedade rural sejam conservadas como reservas florestais.

"Desde 2001 temos compromisso público com a eliminação de queimadas e desmatamento zero, e nossos solos são minerais, sem a presença de turfa. Além das nossas ações de preservação, temos também um compromisso de restauração da fauna e flora regionais. Temos ainda uma equipe que pesquisa espécies típicas da Amazônia e com isso podemos auxiliar, inclusive, no monitoramento da população de animais e espécies em extinção", destaca Marcello Brito, diretor executivo da Agropalma.

Entre outras medidas de sustentabilidade adotadas está o melhor uso econômico dos recursos hídricos e a minimização dos riscos de contaminação dos cursos de água com a utilização de 100% dos efluentes tratados, como fertilizantes líquidos, e a gestão de gases do efeito estufa.

Certificações
Dentre as certificações obtidas pela empresa, destacam-se ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, ISO 22000, FSSC 22000 e o Selo Orgânico, emitido pelo IBD, organização credenciada pela IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica), que regulamenta a agricultura orgânica em todo o mundo e garante um processo de produção sem o uso de fertilizantes químicos ou pesticidas.
A Agropalma também já garantiu em 2017 o primeiro lugar no ranking internacional Forest Heroes no relatório Green Cats: Scoring Palm Oil and Soy Companies on Forest Policies and Transparency. A Forest Heroes Campaign é uma organização de esforços globais para proteger as florestas e as comunidades selvagens e humanas que dependem delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário