segunda-feira, 31 de julho de 2017

Semana Senac de Sustentabilidade propõe reflexão sobre ações locais

O Senac São Paulo promove, de 1º a 31 de agosto, a 5ª edição da Semana Senac de Sustentabilidade. Com o tema central Descubra o seu território: de dentro para fora e de fora para dentro, a instituição faz um convite aos participantes para desvendarem, do ponto de vista da sustentabilidade, os seus espaços de ação partindo do lema Pensar global, agir local.

A Semana Senac de Sustentabilidade percorrerá 38 unidades em todo o estado de São Paulo com mais de 180 atividades interativas. O objetivo é promover reflexões que contribuam para uma conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável para o equilíbrio do planeta e do bem-estar. “As atividades propõem ao público um conhecimento sobre ações que já vêm sendo feitas, bem como descobrir oportunidades que possam ser exploradas no campo da sustentabilidade, visando enfrentar os desafios para desenhar um futuro melhor para todos”, explica Valquíria Monte Cassiano Rizzo, coordenadora do evento no Senac São Paulo. 

Mescla de temas e atrações – abrindo as atividades na capital paulista, no dia 1º de agosto, o Senac Lapa Faustolo receberá o público para uma roda de conversa sobre o tema central do evento Descubra o seu território de dentro para fora e de fora para dentro. Participam do bate-papo a jornalista Maria Zulmira de Souza, referência nacional e internacional no campo da sustentabilidade, idealizadora e primeira apresentadora do programa Repórter Eco, da TV Cultura; e o urbanista José Bueno, criador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade e um dos fundadores da iniciativa Rios e Ruas. Juntam-se a eles Cláudia Mattos, chef de cozinha ecogastronomia e professora da Schumacher College Brasil, que revela ao Brasil e mundo os sabores e cores das plantas das nossas florestas; e a designer Karla Scharwz, formada pelo Senac Moda, que desenvolveu a sua grife da moda com DNA sustentável. A roda de conversa será realizada das 19h30 às 21 horas.

No dia 8 de agosto, o Senac Lapa Scipião promoverá o Cine-debate Desperdício, conversa sobre Ilha das Flores e Uma verdade inconveniente, das 14 às 16 horas. O documentário Ilha das Flores, dirigido por Jorge Furtado, em 1989, apresenta uma discussão sobre a sociedade e a pobreza. Já o filme Uma Verdade Inconveniente, de 2008, dirigido pelo então candidato à presidência dos Estados Unidos, Al Gore, propõe reflexões sobre diversos aspectos como saúde, educação e ecologia. A atividade contará com a presença de Iomar Travaglin, pesquisador em comunicação.

Já o Senac Jabaquara, unidade especialista nas áreas de meio ambiente e segurança e saúde no trabalho, realiza no dia 28, das 15 às 16h30, uma Oficina de Customização, em que os participantes terão dicas para customizar peças de roupas usadas e compreender, desta forma, como a moda e a sustentabilidade caminham juntas.

No período de 1º a 30 de agosto, o Senac Tatuapé recebe a exposição Aves da Mata Atlântica. Organizada pela Agência Ambiental Pick-upau, a mostra conta com mais de 20 imagens de pássaros, apresentando ao público a diversidade de espécies e a beleza natural do Brasil. O objetivo é sensibilizar as pessoas a respeito da preservação e conservação da Mata Atlântica. A exposição pode ser visitada das 8 às 21 horas.

A Semana Senac de Sustentabilidade é totalmente gratuita e destinada ao público em geral. Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadesustentabilidade e escolha a unidade de sua preferência.


Serviço
Semana Senac de Sustentabilidade
Tema: Descubra o seu território: de dentro para fora e de fora para dentro 
Data: 1º a 31 de agosto
Local: Rede Senac São Paulo
Inscrições e programação: www.sp.senac.br/semanadesustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário