Foto: Divulgação/Engenho da Notícia |
A entrega oficial desta horta ocorreu na última sexta-feira (30), na própria sede da instituição, e ocorreu para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, que foi comemorado no sábado dia 1 de julho.
A proposta foi desenvolvida em parceria com nove cooperativas de Piracicaba, entre elas a Sicredi União PR/SP, que foi citada durante o evento como a caçula dentre as cooperativas instaladas na cidade. Os demais participantes da ação foram o Coop, Coopep, Coplacana, Credsaúde, Sicoob Cocre, Sicoob Unimais, Unimed e Uniodonto. A iniciativa contou com o apoio da FMC com doações de mudas.
“Uma honra muito grande participar de um dia tão importante e simbólico como é o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C”, afirmou Claudete Rodrigues, gerente da Sicredi Piracicaba, que presenteou a instituição com uma carriola, uma tesoura de jardinagem e uma picareta. “Apoiar essa iniciativa consiste em estimular à realização de uma ação voluntária tão simples, mas que tanto podem beneficiar toda uma comunidade de forma geral”, completou.
A ideia do projeto da horta aliou conhecimento à prática. Com ela, os alunos terão contato direto com a terra, descobrirão a importância de plantar e colher, acompanham o desenvolvimento diário das hortaliças, desde a montagem dos canteiros, plantio de mudas e sementes e os cuidados que elas necessitam para se desenvolver como regar, cuidar e retirar mato. Além disso, os alunos aprendem sobre a importância de uma alimentação saudável.
A realização do projeto contou com uma equipe de profissionais que foram responsáveis por desenvolver todas as etapas do preparo da terra ao plantio das mudas de hortaliças. “Fomos agraciadas com uma ideia muito criativa e de metodologia diferenciada e ficamos muito satisfeitas com essa ação, que vem para reforçar ainda mais nosso esforço diário de continuar o sonho e a missão de Antonia Martins de Macedo, a Madre Cecília”, afirmou a irmã Ana Silvia de Andrade, diretora-pedagógica do Lar Escola.
Atualmente, o Lar Escola acolhe 110 crianças de 2 a 8 anos, em suas instalações no centro da cidade e outros 60 de 3 a 9 anos, no bairro Jardim Oriente. Desse total, 83 são atendidas em tempo integral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário