As peças, já disponíveis nas lojas de todo o país, combinam materiais reciclados com matérias-primas mais naturais e são desenvolvidas a partir de algodão orgânico, lã reciclada e Tencel, um tecido feito da celulose de madeira proveniente de florestas certificadas. Além disso, seu processo de produção consume menos água e energia, cumprindo com padrões mais exigentes de saúde, segurança e sustentabilidade meio ambiental.
Com a nova coleção, além de manter a qualidade dos tecidos e incentivar a moda sustentável, a ZARA contribui para a pesquisa e desenvolvimento de novas fontes de matérias-primas e tecnologiasna produção de suas peças.
Todos os materiais cumprem uma série de exigências internas de qualidade, redução do impacto e proteção do meio ambiente.
Abaixo, seguem detalhes dos principais materiais e processos utilizados na Join Life.
Upcycling
Quando os materiais reciclados são tão bons como os novos, em vez de falar de reciclagem, se usa upcycling. A produção de materiais reciclados utiliza menos água, energia, recursos naturais e há menos desperdício, o que reduz o impacto ambiental e protege a biodiversidade.
Refibra Lyocell
O Refibra Lyocell é uma nova fibra criada a partir de algodão reciclado e celulose de madeira proveniente de florestas geridas de forma responsável e sustentável.
Em parceria com a LenzingCompany, a ZARA contribui com o desenvolvimento deste material, criando um sistema circular que permite doar resíduos de tecidos para que sejam transformados nesta nova fibra.
O Refibra transforma o resíduo em um recurso: produzida com o mesmo processo que o tencel®lyocell,segue os padrões de preservação ambiental mais exigentes, enquanto mantêm sua origem natural.
Poliéster reciclado
Produzido a partir da reciclagem de garrafas plásticas usadas, seu uso reduz o desperdício de plástico, dando-lhe uma nova vida.
Reciclagem clássica
Na reciclagem clássica, os resíduos têxteis são triturados e misturados com fibras puras para criar novos tecidos. Atualmente, apenas uma parte do vestuário de segunda mão pode ser transformado em novos tecidos. A ZARA colaboracom diferentes entidades,como Caritas, Cruz Vermelha, MIT, além de fornecedores têxteis para o desenvolvimento de novas tecnologias com o objetivo de reciclar ainda mais roupas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário