terça-feira, 28 de março de 2017

Movimento 90º transforma Avenida 23 de Maio no maior corredor verde do mundo

Reprodução: Instagram/Movimento90º
Projeto é viabilizado pelo Termo de Compromisso Ambiental, de acordo com o decreto 55.994. Dando continuidade à sua ação para São Paulo mais verde, o movimento 90º começou na semana passada na Avenida 23 de Maio a construção do maior corredor verde de jardins verticais do mundo. Após a realização do Corredor Verde do Minhocão em São Paulo, o Movimento 90º deu início à implementação de cerca de 11.000 m² em que serão plantadas mais de 250 mil mudas em toda a extensão da via.

O projeto faz parte da tendência mundial que visa a melhoria ambiental das metrópoles e requalificação do espaço urbano, onde as áreas verdes são cada vez menores. As espécies vegetais escolhidas para a Avenida 23 de Maio têm maior capacidade de absorção de poluentes e poderão reduzir até 66,8 toneladas de partículas finas e ultrafinas. Por meio de deposição sobre as superfícies das folhas, elas podem absorver não só o dióxido de carbono, mas também partículas poluentes como fumaça, poeira e dióxido de nitrogênio em grandes quantidades. Ao mesmo tempo, o projeto permitirá a reciclagem de 163,7 toneladas de resíduos sólidos na sua construção.

Reprodução: Instagram/Movimento90º
Os resultados são comprovados por estudos científicos sobre o aumento da umidade relativa do ar, diminuição da temperatura atmosférica, menor aquecimento das superfícies construídas, melhoria da qualidade do ar, além do valor de ganho estético e de influência na qualidade de vida das pessoas. Seu impacto promete ser significativo para a cidade de São Paulo, que concentra 42% da população urbana do país e tem área verde por habitante muito abaixo do indicado pela Organização Mundial da Saúde -- 2,6m² contra o ideal de 12,8m².

Idealizador do Movimento 90º, o paisagista Guil Blanche comenta: "O Corredor Verde da 23 de Maio, sem ocupar nem um centímetro de solo, vai causar impacto ambiental positivo, em uma das vias mais presentes na vida do paulistano, equivalente à uma floresta urbana de 65 mil m2. Em uma cidade como São Paulo toda nova área verde é uma questão de saúde pública e deve ser encarada como algo urgente."

COMO FUNCIONARÁ A IMPLEMENTAÇÃO?

O Corredor Verde da Av. 23 de Maio será financiado integralmente através do Termo de Compromisso Ambiental, conforme o Decreto 55.994 de São Paulo que admite jardins verticais e tetos verdes como ferramentas de compensação. Conheça mais sobre o processo aqui: goo.gl/ZpTGGg

A primeira área implantada tem 1.439 m2 entre o Viaduto Tutóia e o Viaduto Sta. Generosa e resultará em 34.500 mudas plantadas, 22,4 toneladas de lixo recicladas e 9,1 toneladas de poluentes filtrados por ano. As obras para realização desta etapa tiveram início no dia 13 de março, concentradas durante o período noturno. A data de entrega prevista é até 10 de abril.

Sobre o Movimento 90° 
Formado em 2013, o Movimento 90° é um negócio de impacto sócio-ambiental que elabora o déficit de áreas verdes em grandes metrópoles através da implementação de jardins verticais. Toma partido das grandes paredes de concreto e empenas cegas, componentes recorrentes da paisagem urbana, e a possibilidade de requalificá-las através dos jardins verticais. Para a empresa, a solução representa não só um ganho ambiental claro, mas também pode servir de ferramenta para democratizar o capital cultural em grandes cidades. Com o apoio do Movimento 90º, a Prefeitura de São Paulo sancionou uma emenda ao Decreto Nº 55.994, em março de 2015, sobre o Termo de Compromisso Ambiental (TCA), que entende jardins verticais como nova ferramenta de compensação ambiental. A partir de então, iniciou-se a construção do primeiro corredor verde de jardins verticais do mundo nos edifícios ao longo do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão. O projeto, financiado integralmente pelo Termo de Compromisso ambiental, serve como piloto para provar a capacidade de transformação que um corredor verde pode promover em vias arteriais de grandes metrópoles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário