quarta-feira, 15 de março de 2017

Evento: Oficina oferecida pelo Educativo MCB no jardim do museu ensina a identificar espécies de plantas comestíveis

Foto/Divulgação MCB
Em março, o Educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, oferece a oficina ‘É para ver ou para comer?’, orientada pelo biólogo e educador Guilherme Ranieri e os educadores do MCB. Realizada no dia 18 de março, sábado, às 14h30, a atividade ensina a identificar as plantas comestíveis presentes no jardim do MCB. A participação é gratuita.

Após o aprendizado sobre plantas comestíveis, os participantes confeccionarão placas para identificação dessas plantas, que permanecerão na horta do MCB.

Guilherme Ranieri é gestor ambiental e mestrando em ciência ambiental. Ele trabalha como educador ambiental, além de pesquisar nas áreas de etnobotânica, agricultura urbana e plantas alimentícias não convencionais – as PANC.

A atividade é voltada para toda a família e tem inscrições gratuitas (vagas limitadas) pelo telefone (11) 3026-3913/3032-3727 ou e-mail agendamento@mcb.org.br. A indicação etária é a partir de 6 anos, e menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Oficinas do Educativo MCB
Ainda em março, no dia 11, o Educativo MCB inaugura o painel expositivo ‘Oficinas na Calçada’, no jardim o MCB. Durante o mês, as atividades gratuitas realizadas na calçada do Museu continuam acontecendo. Esta ação é uma forma de ativar o espaço público e criar um vínculo inicial com a instituição. Nas terças-feiras, dias 14 e 28, às 13h, a artista Mônica Schoenacker oferece noções básicas de serigrafia em ‘A casa estampada’. Já às quartas-feiras do mês, às 10h30, acontece a atividade ‘Desenho sua casa’, na qual artistas-educadores do MCB desenham a casa dos participantes a partir de uma descrição ou fotografia. Nas quintas-feiras, dias 2, 16 e 30, às 10h30, os educadores ficam na frente do Museu para transcrever, poeticamente, relatos dos participantes relacionados ao morar na atividade ‘As palavras e as casas’. Já no dia 9, às 13h, é dia de aprender noções básicas de bordado em ‘A casa bordada’. Fechando a semana, às sextas-feiras, a ação ‘Objetos Circulantes’ propõe um empréstimo de utensílios domésticos selecionados pelos educadores ao público interessado.

A programação completa com as atividades educativas do MCB está disponível no site www.mcb.org.br

SERVIÇO:

Oficina ‘É para ver ou para comer?’ | 18 de março, sábado às 14h30 | 6 anos
Inscrições gratuitas: (11) 3026.3913 – agendamento@mcb.org.br

Atividades na calçada
A casa estampada | 14 e 28 de março, terças-feiras às 13h
Desenho sua casa | 8, 15, 22 e 29 de março, quartas-feiras, 10h30
As palavras e as casas | 2, 16 e 30 de março, quintas-feiras, 10h30
A casa bordada | 9 de março, quinta-feira, 13h
Objetos circulantes | 3, 10, 17, 24 e 31 de março, sextas-feiras, 10h30

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

Sobre o Educativo MCB 
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – como de instituições sociais e de ensino – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação contempla exposições temporárias e de longa duração, além de uma agenda com debates, palestras e publicações que contribuem na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas do MCB, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal reconhecimento do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, cujo objetivo é resgatar e preservar a memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acesso a pessoas com deficiência
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário