Divulgação/Vero Press |
O projeto é resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil e envolve resíduos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secadora de roupas, e aparelhos de ar-condicionado). Não estão incluídos itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e toners de impressora.
O objetivo do projeto é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa de REEE, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde e também utilizar os conhecimentos, dados e informações obtidos com a execução do projeto piloto na criação do futuro sistema de reciclagem de REEE no Brasil, desde a coleta e o transporte, até a reciclagem e a destinação correta do resíduo.
O descarte ON disponibiliza dois métodos de coleta: um para itens de pequeno e médio porte e outro para os de grande porte:
Coleta nas Lojas ? O próprio consumidor pode depositar esses resíduos em caixas de coleta especiais e devidamente identificadas no interior dos estabelecimentos participantes na região da Lapa.
Coleta na sua Casa ? É voltada a itens de grande porte (TV, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, fogão e aparelho de ar condicionado). Ao comprar qualquer um dos 5 tipos de eletroeletrônicos citados nas lojas participantes, se o consumidor quiser descartar o aparelho antigo, pode solicitar a coleta em domicílio.
A coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e visa cobrir parte do custo de transporte para a coleta, que abrange apenas o município de São Paulo. Demais custos são cobertos pela JICA (Japan International Cooperation Agency).
As lojas participantes do descarte ON são Casas Bahia, Extra, Lojas Americanas, Pernambucanas, Ponto Frio e Walmart, todas localizadas na região da Lapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário