sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Prêmio: projeto paranaense de conservação de áreas naturais em ambientes urbanos conquista uma das maiores premiações ambientais do Brasil

Divulgação/Assessoria
SPVS foi premiada na categoria “Melhor Exemplo em Flora” do VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza
O programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio), realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) recebeu na última terça-feira (29), o VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza na categoria “Melhor Exemplo em Flora”, em cerimônia em Belo Horizonte (MG).

Realizado pela Revista Ecológico, o Prêmio Hugo Werneck é considerado um dos mais importantes do Brasil dedicados ao meio ambiente. Nesta edição, a premiação apresentou o tema “Mudanças Climáticas – Qual a sua contribuição?” e foi presidida pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. O cineasta Fernando Meirelles foi premiado como destaque nacional e a jornalista Maria Julia Coutinho como personalidade do ano.

O ConBio foi apresentado à sociedade no ano 2000, em parceria com o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, como um grupo aberto de pessoas interessadas em conservação na Região Metropolitana de Curitiba e recebeu este nome por manifestar a integração dos participantes – "condôminos" – nessa causa comum. Desde então tem trabalhado em parceria com os governos locais, principalmente de Curitiba, Campo Largo, Piraquara e São José dos Pinhais, com outras organizações do terceiro setor e com proprietários de áreas naturais.
O objetivo do ConBio é implantar uma rede de áreas naturais públicas e particulares, em bom estado de conservação e preferencialmente conectadas, mantidas por pessoas engajadas em práticas que garantam a conservação da biodiversidade, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar.

Ao longo de 16 anos, o programa visitou mais de 1.200 propriedades particulares ensinando boas práticas e técnicas de manejo e conservação da biodiversidade. Além disso, os técnicos do ConBio trabalham com os setores público e privado para promover a criação de novas unidades de conservação (áreas oficialmente protegidas) e a proteção da Floresta de Araucária. A iniciativa apoiou a criação de 14 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal em Curitiba, capacitou mais de 3.400 professores da rede municipal em educação para conservação e participou da elaboração de políticas públicas e marcos legais na Região Metropolitana de Curitiba, principalmente sobre Pagamento por Serviços Ambientais.

O ConBio foi um dos 120 projetos selecionados no mundo para ser apresentado no Pavilhão de Cidades e Regiões da Transformative Actions Program (TAP 2015) na 21.ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP
21) em dezembro de 2015. O projeto foi apresentado como uma estratégia de adaptação baseada em ecossistemas e de resiliências de cidades, para atores importantes como o gerente de programas da Agência de Desenvolvimento Francesa (ADF), Pierre Barthel e o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Em 2016, foi o segundo colocado no 15º Prêmio Von Martius de Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário