segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sustentabilidade: Hospital da PUC-Campinas ganha Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Divulgação/Assessoria

O Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas ganha prêmio ‘Amigo do Meio Ambiente 2016’, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a organizações de saúde que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 112 projetos de 11 estados brasileiros, sendo que 15 foram classificados com os melhores projetos.

O evento de premiação ocorreu no dia 14 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês, durante o 9º Seminário Hospitais Saudáveis. Na ocasião, para receber o prêmio estavam presentes a diretora Administrativa do Hospital da PUC-Campinas, Geane Cristina Salles Bueno e o chefe do Serviço de Higiene, Limpeza e Resíduos do Hospital, Claudio Roberto Sanches.

O Projeto ‘Sustentabilidade Ambiental e Financeira no Acondicionamento e na Segregação dos Resíduos Biológicos Infectantes’ foi um dos 15 apresentados pelas organizações sociais de saúde, de todo o Brasil, premiados por ações sustentáveis.

A ação premiada tem como principal tarefa a mudança da cultura organizacional, com orientação sobre o descarte adequado, acondicionamento, controle dos resultados dos resíduos biológicos gerados, identificação visual e treinamento in loco dos profissionais. “O primeiro passo foi a realização de visitas em todas as unidades, com o foco de conhecer o processo realizado e avaliar quais materiais eram descartados em cada ambiente”, explica Sanches.


Divulgação/Assessoria

Minimizar a geração de resíduos é possível, e traz grandes benefícios econômicos e ambientais. Entre o primeiro semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016 houve a redução de 35,72% no consumo de caixas de perfurocortante, bem como na redução tanto no valor financeiro de R$ 37.552,00, como na segregação de resíduo biológico infectante de 24.752 quilos. E o mais importante, na redução de acidentes do trabalho de 12 para 3 no mesmo período, consequência da retirada das caixas de perfurocortante dos quartos.

“O conceito de sustentabilidade é muito mais amplo do que colocar em prática ações de preservação ambiental. Ser sustentável é implementar e desenvolver projetos efetivos, a curto, longo e médio prazo, que alinhem responsabilidade social ao cuidado e respeito com o meio ambiente. E é esse o principal objetivo deste prêmio, valorizar as ações desenvolvidas por organizações de saúde que atendam ao SUS para que elas sejam propagadas e sirvam de exemplo e inspiração para outras unidades hospitalares”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

“Para nós do Hospital da PUC-Campinas, Sustentabilidade é assunto muito sério pois converge preocupações econômicas, sociais, biológicas e operacionais no sentido da orientação de nossa confessionalidade católica. Como é de conhecimento da comunidade, já havíamos sido premiados com outros projetos nos anos de 2013 e 2014. Inspirados na Carta Encíclica Laudato Sí’ do Papa Francisco, o Hospital da PUC-Campinas evidencia em ações a preocupação de cuidar da nossa Casa Comum, por meio da responsabilidade com que trata as questões operacionais, transformando em benesses sociais e econômicas o que poderia ser geradores de externalidades negativas, conduzindo-nos a um modo de agir em comunhão com a sociedade, com o meio ambiente e com as gerações futuras”, ressalta a diretora Administrativa, Geane Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário