sábado, 15 de outubro de 2016

Evento: Hoje 15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente


O dia 15/10 foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente como o  Dia do Consumo Consciente, para que possamos repensar sobre o consumo desnecessário. É um dia que precisa ser levado em consideração todos os dias. Isso mesmo, você não leu errado nem eu formulei a frase errada, é preciso ter consumo consciente todos os dias, porque isso impacta diretamente no meio ambiente. 

Hoje tudo fica descartável de forma fácil e rápida, e isso atrapalha o mundo em que vivemos. A população mundial, gera toneladas e mais toneladas de lixo, de forma consciente e sem preocupação, portanto, o dia 15 de outubro é uma data alerta sobre o que estamos consumindo, e a forma como está sendo consumido. Economizar em tudo que puder é bom para o bolso e para o meio ambiente.


Cinco práticas simples de consumo consciente:

1. Use o mínimo de água possível na hora do banho, na hora de lavar roupa, louças e o carro.

2. Apague a luz ao sair de cômodos da casa, desligue aparelhos em stand-by e evite mais de uma televisão ligada ao mesmo tempo.

3. Evite a troca de celular todo ano, isso impacta em mais lixo no meio ambiente, se mesmo assim precisar trocar, descarte aparelhos velhos e baterias em locais adequados, procure na sua cidade locais de reciclagem.

4. Quando for ao supermercado leve suas sacolas reutilizáveis, caso ainda não tenha providencie a compra das mesmas, isso evita o uso de sacolas plásticas que poluem o meio ambiente e demoram centenas de anos para se decompor, em média 400 anos.

5. Faça um planejamento de tudo que vai comprar durante o mês, evite supérfluos e coisas desnecessárias que são descartadas em pouquíssimo tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário