segunda-feira, 3 de setembro de 2018

4 dicas fáceis para criar um adubo caseiro e eficiente

Imagem:Divulgação/NB Press
Adubo caseiro é uma das melhores alternativas para deixar as plantas mais bonitas e saudáveis. Além de não prejudicar a saúde, os resultados são rápidos, enriquecendo o solo e os vegetais com todos os nutrientes necessários, para o desenvolvimento e a beleza das flores e plantas. Confira 4 dicas simples da Giuliana Flores que fazem toda a diferença.


Cascas de bananas
Para a maioria das pessoas, a casca da banana não tem serventia. Por isso, ela acaba sendo jogada fora logo após o consumo da fruta. O que pouca gente sabe é que essa casca pode ser utilizada para enriquecer o solo, deixando a vegetação mais saudável e bonita, já que é rica em elementos como o fósforo e o potássio. Para isso, basta cortar algumas delas em cubinhos e colocá-las junto às plantas.

Cascas de vegetais
As cascas de alguns vegetais, como abóbora, cenoura, batata e chuchu, também podem ser usadas na adubação das plantas, pois são ricas em vitaminas. Para ajudar no crescimento saudável, basta cortar esse material em cubos e misturá-lo à terra do canteiro, do vaso ou adicioná-lo ao xaxim.

Casca de ovo
Alguns alimentos que provavelmente iriam para o lixo podem ser reutilizados como adubos caseiros. Um exemplo disso é a casca de ovo, que é um dos adubos para plantas mais usados naturalmente. Por ser rica em cálcio e potássio, ajuda muito no desenvolvimento de diversas espécies. Para fazer, é só lavar e triturar as cascas com a ajuda de um pilão. Após formar uma espécie de "farofa", aplique na terra em volta da planta.

Borras de café
Ricas em azoto, fósforo e potássio, as borras de café também são excelentes adubos naturais. Você pode colocá-las na compostagem ou diluí-las em água. O ideal é não colocar a borra diretamente na terra.
Importante ressaltar que as folhagens devem ser adubadas a cada três ou quatro meses, e para aquelas plantas que dão flores, o processo exige que a adubagem seja feita a cada dois ou três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário