quarta-feira, 6 de junho de 2018

Tecnologia reduz o impacto da emissão de papel ao meio ambiente diminuindo o uso de água e o descarte de resíduos

Celebrado em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente convida as empresas a perseguirem soluções para diminuir a geração e descarte de resíduos na natureza.
Entre essas soluções desenvolvidas está o Certificado Digital, documento de identidade no meio eletrônico, torna possível a migração de processos físicos para o ambiente virtual sem a necessidade da emissão de notas eletrônicas e outros documentos em papel.

Criada em 2006, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um dos maiores casos de sucesso no uso do certificado digital. A tecnologia tem valor jurídico e garante a veracidade e segurança dos dados transmitidos.

Os números
Para cada sulfite ou A4 que deixa de ser utilizado, por meio da substituição de um documento impresso por um digital, são economizados 10 litros de água, que seriam necessários para a produção da folha, conforme dados do Water Footprint Network (WFN).
Voltando a questão das notas fiscais, segundo informações do site da nfe.fazenda, desde a sua implementação, foram emitidos 19,6 bilhões de documentos digitais, o que representa a economia de 78,4 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa, em média, tinha quatro vias.

Na ponta do lápis
Esse volume, multiplicado pelos 10 litros por folha calculados pelo WFN, significa uma economia de 196 bilhões de litros, ou 196 milhões de metros cúbicos de água.

Tecnologia pode ser usada em outros processos
De acordo com Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, Autoridade Certificadora líder na América Latina, o Certificado Digital também pode ser usado para assinatura de documentos.
"A cada uso ele gera uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Ou seja: contratos, procurações, petições, entre outros documentos, podem ser formalizados sem papel e sem caneta. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a tecnologia proporciona às empresas que a adota eficiência operacional e redução de custos, afinal processos digitais são mais agéis e menos custosos".

Dia Mundial do Meio Ambiente
A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano de 1972, com o objetivo de promover atividades que protejam e preservem o meio ambiente.
No Brasil é comemorada também a Semana Nacional do Meio Ambiente, que vai de 1 a 5 de junho. A celebração foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, como complemento à data instituída pela ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário