quarta-feira, 13 de junho de 2018

Legado Verdes do Cerrado e Corpo de Bombeiros de Niquelândia realizam campanha para combate a incêndios no Cerrado

O Legado Verdes do Cerrado, maior área protegida do bioma no país de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), desenvolve mais uma iniciativa voltada à conservação e conscientização ambiental em Niquelândia (GO): a campanha “Cerrado Vivo”, que tem como objetivo engajar a comunidade local a prevenir incêndios florestais na região. As ações serão promovidas por meio de um termo de cooperação firmado entre o Legado e o Corpo de Bombeiros, que prevê a realização de palestras educativas, além de cursos e oficinas abertas à comunidade.

Segundo o gerente do Legado Verdes do Cerrado, Reginaldo Gratão, a motivação para fazer parceria com o Corpo de Bombeiros foi a quantidade de registros de incêndios florestais em Niquelândia. “O município sofre há anos com queimadas em suas matas. Durante o ano de 2017, infelizmente, fomos o município com maior índice de focos de incêndio em Goiás. Esta campanha, portanto, visa reduzir a perda de biodiversidade do Cerrado causada pelo fogo descontrolado”, disse Reginaldo.

A primeira ação da campanha está programada para a segunda semana de junho. Na ocasião, alunos e professores das escolas municipais, estaduais e da Escola Sesi Senai participarão de palestras de conscientização ambiental para prevenir a incidência de queimadas. Ao todo, estão previstas palestras em 20 escolas da zona urbana e da zona rural, contemplando duas escolas por dia, uma no período da manhã e outra no período da tarde. As palestras também são abertas à comunidade.

A campanha ainda prevê um treinamento básico de manejo do fogo e queima controlada da vegetação, e uma oficina de abafadores para ensinar os participantes a produzirem equipamentos para combater incêndios. A oficina será oferecida gratuitamente no Legado Verdes do Cerrado para fazendeiros e produtores rurais que já participam do Projeto de Recuperação de Nascentes realizado pelo Legado, e para a comunidade em geral.

Além de fornecer espaço para as atividades, o Legado produzirá e distribuirá, durante toda a campanha, cartilhas educativas e equipamentos para a realização do treinamento e da oficina. “Acreditamos que atuando junto com o Corpo de Bombeiros conseguiremos amenizar a situação, beneficiando não só a área do Legado como todo o município, porque evitaremos que animais e plantas sejam extintos, além de melhorar qualidade do ar, o que, consequentemente, reduz os problemas respiratórios para a população”, acrescentou Reginaldo Gratão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário