terça-feira, 22 de maio de 2018

Estão abertas as inscrições para o "Seminário Latino-Americano Criança e Natureza 2018 - Cidades mais Verdes, Infâncias Urbanas"

Divulgação/Instituto Alana
O "Seminário Latino-Americano Criança e Natureza 2018 - Cidades mais Verdes, Infâncias Urbanas", que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho no Sesc Interlagos das 9h30 às 17h, é uma realização do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com o Sesc São Paulo, e terá pela primeira vez abrangência latino-americana. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir de hoje, 21 de maio, por meio do portal: sescsp.org.br/Interlagos.

Sendo a população brasileira hoje, em sua maioria, urbana, repensar as cidades é refletir sobre oportunidades de recuperação e ocupação das praças e parques, maneiras de levar as crianças a brincar na rua e deixar a cidade mais atraente para que elas circulem com autonomia e segurança. Especialistas e educadores brasileiros e de outros países da América Latina vão abordar estes temas e iniciativas que aproximam as crianças da natureza nos contextos urbanos.

O seminário apresentará projetos bem-sucedidos, que discutem a importância da conservação das áreas naturais juntamente com as necessidades das crianças no planejamento urbano, para o seu desenvolvimento integral. Também pretende refletir sobre o papel das escolas na garantia do direito que as crianças têm de conviver com a natureza durante o seu crescimento e apresentará exemplos de como ressignificar os espaços, tempos e rotinas para que as crianças aproveitem os pátios escolares e outros territórios educativos como ambientes de aprendizado e brincar livre.

Entre os especialistas já confirmados estão Gandhy Piorski, pesquisador da cultura de infância; Pedro Fiori Arantes, arquiteto e autor de diversos artigos sobre tecnologia e cidades na contemporaneidade; Carolina Balparda, diretora-geral de pedagogia urbana de Rosário, na Argentina; e Max Correa Malschafskyarquiteto da Fundación Mi Parque, do Chile. A programação completa pode ser acessada aqui.

Serviço:
Seminário Latino Americano Criança e Natureza 2018
Data:
 6 e 7 de junho de 2018, no Sesc Interlagos
Horário: das 9h30 às 17h
Onde: Sesc Interlagos. Haverá transporte gratuito da estação de trem Primavera-Interlagos até o Sesc Interlagos.
Endereço: Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial, São Paulo - SP
Inscrições gratuitas. Para participar, inscreva-se aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário