quinta-feira, 17 de maio de 2018

Echoenergia promove avanços sociais em municípios cearenses

A Echoenergia vem contribuindo ativamente com o desenvolvimento do Ceará. Além de atuar em sua matriz energética, alavancando a geração de energia eólica com o Complexo Eólico Ventos de Tianguá, localizado no município de mesmo nome, implementou o projeto “Ventos que Transformam”, cujo foco é a educação pública e capacitação profissional em prol da economia solidária. Mais de 400 educadores, estudantes, coordenadores pedagógicos e técnicos das Secretarias de Educação estão sendo beneficiados pelo programa.

A iniciativa foi criada a partir da constatação de que o estado teve o melhor resultado da região Norte e Nordeste, conforme o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2015. Apesar disso, 67% das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental ainda não haviam alcançado o patamar mínimo de qualidade estipulado pelo Ministério de Educação ? o objetivo do Brasil é ter uma média igual a 6,0 em 2021.

Para ajudar na mudança dessa realidade, a companhia realiza ações relevantes nos municípios de Tianguá e Ubajara. Até o momento, mil livros foram doados, materiais para organização do acervo literário foram disponibilizados e três espaços lúdicos para leitura foram implementados. Além disso, 48 pôsteres educativos foram fixados e uma rádio escolar está em funcionamento.

No mês passado, as escolas Família Agrícola de Ensino Fundamental Antônia Suzete de Olivindo da Silva (Tianguá) e Humberto Ribeiro Lima (Ubajara), que tiveram média do Ideb 5,3 e 7,9, respectivamente, sediaram eventos sobre gestão de resíduos sólidos e coleta seletiva escolar.

Em maio, a Echoenergia dá continuidade às atividades, com uma agenda bastante movimentada. Do dia 14 ao 21, as instituições de ensino oferecerão aos estudantes e profissionais pedagógicos seminários de leitura e oficinas práticas. Os alunos participarão de atividades lúdicas, como teatro de bonecos, rádio escolar e espaços literários, onde serão compartilhadas histórias e técnicas de patchwork – um dos principais objetivos é estimular os participantes a ter contato com a escrita e leitura.

Os ubajarenses terão mais novidades com relação a novas oportunidades de trabalho. No dia 14 de maio, a Echoenergia promoverá um treinamento gratuito para formação de Guias do Parque Nacional do município (ICMBio).

Flávia Montoni, Coordenadora de Projetos Sociais da empresa, acredita que o projeto “Ventos que Transformam” é mais uma marca da eficiência organizacional da Echoenergia em todos os campos, inclusive quando se trata do bem-estar e progresso sustentável das comunidades próximas aos seus empreendimentos. “Desenhamos um plano de ação efetivo para elevar o nível do ensino público e dinamizar a economia regional, criando oportunidades e proporcionando qualidade de vida para a população”, revela a coordenadora.

SERVIÇO
Ubajara
Formação para Guias do Parque Nacional de Ubajara – 14/05;
Horário: 08 às 18h
Local: Sede do Parque Nacional / ICMBIO

Seminário de Leitura – 14/05
Horário: 08 às 12h
Local: Escola Humberto Ribeiro Lima
Oficinas Práticas de Ubajara – de 18 a 21/05;
Horário: 08 às 18h
Local: Escola Humberto Ribeiro Lima

Tianguá
Oficinas Práticas de incentivo à leitura e educação ambiental – de 15 a 17/05;
Horário: 08 às 18h
Local: Escola Família Agrícola de Ensino Fundamental Antônia Suzete de Olivindo da Silva – Assentamento Valparaíso

Nenhum comentário:

Postar um comentário