sábado, 3 de fevereiro de 2018

Novo E-book "Educação Ambiental sobre Manguezais"

Com cinco capítulos e redigido por 12 autores, o E-book “Educação Ambiental sobre Manguezais” foi recentemente publicado pelo Instituto de Biociências (IB), da UNESP Câmpus do Litoral Paulista (CLP), sendo organizado pelo Prof. Marcelo Pinheiro e Profa. Ana Carolina Talamoni. Os autores buscaram, em linguagem acessível, expor de forma articulada, os conhecimentos disponíveis e suas experiências sobre as diferentes áreas relacionadas ao tema ambiental.

O produto gerado pelo Instituto de Biociências, da UNESP Câmpus do Litoral Paulista, através do Laboratório de Biologia da Conservação de Crustáceos e Ambientes Costeiros (LBC - CRUSTA), detêm ideal educativo, acessível e capaz de orientar tanto os tomadores de decisões, como interessados em colaborar com boas práticas, para sensibilização sobre a importância do ecossistema manguezal, visando uma mudança comportamental individual e coletiva. 

O primeiro capítulo trás informações sobre a biologia, ecologia e impactos ao ecossistema manguezal; o segundo capítulo apresenta um histórico sobre a educação ambiental, com ênfase aos manguezais; no terceiro capítulo é apresentada uma avaliação da educação ambiental em escolas do ensino fundamenta no Município de São Vicente; no capítulo quarto apresentadas atividades práticas e dinâmicas de grupo para crianças de +5 e +7 anos, inclusive com dados relacionados a avaliação por parte de crianças; e, finalmente, no quinto e último capítulo uma série de lendas e crendices populares sobre manguezais.
"Como bem expõe o texto, o manguezal é um dos mais eficientes sistemas de transformação de matéria orgânica em nutrientes para o meio. 

A confluência de características específicas dos ambientes terrestres, marinho e de água doce define uma estrutura única no planeta, que abriga elevada diversidade biológica, se auto-regula, e oferece trabalho, renda, alimento e proteção, mantendo a qualidade de vida para muitos. Assim, não há mais condições de permanecermos paralisados ante a degradação promovida pelos interesses econômicos ou políticos específicos, que costumam prevalecer ao bem comum." - menciona no prefácio de apresentação da obra, a Dra. Ana Maria Torres Rodrigues, Ex-Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do CEPSUL / ICMBio - MMA (Gestão 1998 e 2004).

O E-book pode ser baixado no link http://www.clp.unesp.br/#!/publicacoes/e-book-educacao-ambiental-sobre-manguezais/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário