sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Livro "Tribunal dos Bichos", narra uma fábula em defesa dos animais

Imagem/Divulgação
A obra Tribunal dos Bichos, escrito por Vilmar Berna, com ilustrações de Robson Araújo, conta uma fábula em defesa dos animais. A narrativa se passa na floresta, diante de tantos problemas causados pela ação do homem, as relações entre humanos e animais estavam estremecidas, relatos das vítimas do tráfico de animais silvestres, de experiências em laboratório, surgiam de todas as partes do mundo. Tais ações fizeram os bichos se renuir num tribunal para decidir o que fazer em relação aos humanos.

No momento em que se unem todos os animais, muitos testemunhos são apresentados: alguns a favor dos humanos, outros contra. Os animais elegeram a Coruja para juiz daquele caso. Também nomearam o Mico-Leão-Dourado para advogado de defesa dos humanos, o Coelho como representante da acusação e, para o júri um casal de cada espécie: mamífero, ave, peixe, inseto e réptil.

Nesse enredo, instalado o grande tribunal, a última testemunha chamada é um humano, que diz ser a humanidade vítima dela mesma. Com objetivo de desenvolver o senso de reflexão e observação e perceber a importância de todos os seres vivos para a sociedade, o livro trabalha com temas transversais, entre eles a ética, meio ambiente e pluralidade cultural. Também é possível trabalhar a interdisciplinaridade, com as matérias de ciências naturais, geografia, língua portuguesa entre outros.

Deste modo, com linguagem clara e objetiva, o desfecho dessa história fica nas mãos do leitor. Vilmar convida o leitor a fazer parte do júri para responder a seguinte questão: “Se você fosse um dos jurados, que decisão tomaria”? O autor traz após a história um interessante vocabulário ecológico, com os termos grifados do texto.

Ficha Técnica
Título: Tribunal dos Bichos 
Autor: Vilmar Berna 
Coleção: Avulso 
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm 
Páginas: 32
Áreas de interesse: Literatura Infantil e meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário