quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Kärcher Brasil aposta em sustentabilidade

No Brasil há mais de 40 anos, a Kärcher, multinacional alemã líder em soluções de limpeza, traz para a sua fábrica no país um de seus pilares mais importantes: a sustentabilidade. Como parte das ações realizadas no parque fabril localizado em Vinhedo, no interior de São Paulo, destacam-se o projeto de reutilização de água, o telhado verde e o programa de combate ao desperdício de alimento. 

Premiado pela sede da companhia na Alemanha, na Conferência Global do Meio Ambiente da Kärcher, este último reduziu a geração de resíduos do restaurante por meio de pesquisas e iniciativas de conscientização.

 Com o objetivo de entender melhor onde havia desperdício de comida, a Kärcher Brasil resolveu iniciar o projeto com a instalação de uma balança no restaurante. A proposta era avaliar se era sobra limpa (o que o restaurante produziu acima do necessário), resto ingesta (o que os colaboradores estavam deixando nos pratos), ou aparas de cozinha (ossos, cascas e etc.). E chegou-se à conclusão de que 30% eram sobras limpas, 41% resto ingesta e 29% aparas.  

Além da quantidade de resíduo de resto de alimento, o custo para produzi-lo somado ao custo para o descarte estava muito alto, equivalendo a 25% do total com o restaurante. Pensando nisso e nos aspectos ambientais, a empresa desenvolveu um projeto com o restaurante e com os colaboradores da Kärcher para conscientizá-los sobre a importância de não jogar comida fora.

No ano de 2016, foram realizados reuniões e treinamentos com os colaboradores do restaurante, visando uma maior reflexão sobre a importância de não produzir comida além do necessário. Houve mudança também no layout da cozinha para se ter um melhor controle da quantidade de comida a ser produzida e evitar o desperdício. 

E para os colaboradores da Kärcher, foram feitas campanhas de incentivo a não jogar comida fora. As ações resultaram na redução de cerca de 6.200 kg de alimentos ao ano que seriam desperdiçados, o equivalente a 12.400 refeições. Isso sem contar o benefício monetário com economia de mais de R$ 80 mil, correspondentes a 30%. 

Como os resultados foram muito satisfatórios, a companhia manteve o projeto e, em 2017, já registrou redução aproximada de 5.460kg (36% a menos de comida no lixo) e economia de R$ 68 mil, comparando com 2015.

Globalmente, a Kärcher aposta e apoia iniciativas como essa. Por esse motivo, anualmente é realizada a Conferência Global de Meio Ambiente da Kärcher no qual os projetos sustentáveis das fábricas presentes nos mais de 30 países concorrem ao reconhecimento da companhia. Em 2016, Alemanha, China e Itália concorreram com o Brasil com ideias relevantes como troca das lâmpadas por LED, melhora na gestão logística para reduzir a geração de poluentes atmosféricos, melhoria no prédio para evitar a perda de calor em baixas temperaturas, aquisição de separador de água e óleo de modo a melhorar a disposição final dos efluentes, entre outros, totalizando 17 projetos.

Mas foi o programa de combate ao desperdício de alimentos da Kärcher Brasil que levou o prêmio e o reconhecimento global das boas práticas sustentáveis que vem desenvolvendo ao longo dos anos. “Somos uma empresa cuja consciência ecológica faz parte do DNA, mas reconhecemos que cada país tem sua peculiaridade. Por isso, nossos olhos estão voltados para o mundo, mas a lição de casa é feita no nosso quintal, desde a seleção de tecnologias de produção, até o trabalho diário com nossos colaboradores”, afirma Abilio Cepêra, presidente da Kärcher Brasil.

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