segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Prêmio: protótipo do escritório paulistano Estúdio Flume foi premiado por oferecer um primeiro passo em direção a comunidades autossustentáveis

(Foto: Divulgação/Cobogó)

Um protótipo de construção de baixo custo para pequenos produtores do Estúdio Flume foi o vencedor da edição 2016 do prêmio Call for Solutions, promovido pela Fondazione Giacomo Brondolini, da Itália. Participaram projetos de todo o mundo, e critérios como o potencial para a criação de impacto positivo, o envolvimento entre comunidade local e ecossistema e a potencialidade de replicação foram levados em consideração. O projeto entrará agora num período de incubação de 3 meses para ser desenvolvido. 

(Foto: Divulgação/Cobogó)

O projeto brasileiro foi escolhido por oferecer um primeiro passo para desenvolver indivíduos e comunidades autossustentáveis e auxiliar na erradicação da pobreza em sua origem. A equipe do Estúdio Flume observou as diversas funcionalidades do Babaçu, planta comum em regiões de forte êxodo rural, que oferece a madeira que reveste e protege a construção e serve como base para atividades econômicas como a extração de óleo e a fabricação de sabão. 

(Foto: Divulgação/Cobogó)

São 3 os pilares do protótipo, (1) o uso de matérias-primas locais, de fácil acesso e baixo custo (2) a agilidade na construção, que leva duas semanas e é modular, permitindo o crescimento das unidades e sua fácil replicação e (3) o armazenamento de água das chuvas durante a estação úmida. 

Ficha técnica:
Estúdio Flume
Christian Teshirogi, Julia Marini e Noelia Monteiro

Sobre o Estúdio Flume
Baseado no centro de São Paulo desde 2015, o escritório de arquitetura e construção é uma associação dos arquitetos Noelia Monteiro e Christian Teshirogi, que uniram suas produções, após experimentações conjuntas em projetos das mais variadas tipologias. A equipe de colaboradores multidisciplinares, permite atender ao cliente, desde a concepção inicial do projeto, até a execução da obra, em todas as suas etapas. www.estudioflume.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário