|
Divulgação: S/A Llorente & Cuenca |
No dia 14 de novembro de 2008, iniciaram os trabalhos da Fundação FEMSA com a finalidade de avançar na missão de gerar valor econômico e social que promovessem a FEMSA, a OXXO, a Coca-Cola FEMSA e a Heineken México, além de criar um legado de valor compartilhado. A Fundação FEMSA propôs uma mudança de perspectiva que contribuísse e resolvesse alguns dos desafios do século XXI. Sua estratégia: criar e desenvolver projetos sociais com investimentos a longo prazo. Em 10 anos, a Fundação FEMSA impulsionou o desenvolvimento de mais de 5 mil pessoas no Brasil através de projetos inovadores, replicáveis e escaláveis.
"Nossos fundadores tinham muito claro que só podem haver empresas sustentáveis se suas comunidades forem sustentáveis. Assim começou uma longa historia de compromisso com as pessoas e seu desenvolvimento desde 1890. Em 1997, com o Programa Cultural FEMSA e em 2008 com a Fundação FEMSA, concretizamos a versão reforçada desta ideia por meio de um instrumento que criasse valor através de investimentos sociais para a sustentabilidade", comentou José Antonio Fernández, presidente do Conselho Diretivo de Fundação FEMSA e presidente do Conselho de Administração de FEMSA.
A nível regional, a Fundação FEMSA tem investido mais de 35,2 milhões de dólares e também arrecadou 104 milhões de dólares com seus mais de 250 sócios para maximizar esse impacto. Hoje, são mais de 17,4 milhões de pessoas de 1.600 comunidades na América Latina que têm sido beneficiadas através desses seus projetos.
"Procuramos fortalecer a colaboração com nossos sócios estratégicos, de todos os setores, para desenhar novos paradigmas de resolução aos desafios do século XXI. Com este objetivo, evoluímos nosso enfoque para desenvolver uma estratégia sólida com projetos inovadores, replicáveis e escaláveis para gerarmos mais impactos", comentou Mariano Montero, diretor da Fundação FEMSA.
Água em quantidade e qualidade para as cidades latino-americanas
A água é essencial e insubstituível para o ser humano. Porém, 16 das 20 maiores cidades do mundo podem ficar sem água até 2030. Entre elas destacam-se a Cidade do México, São Paulo e Lima. A Fundação FEMSA espera contribuir para alcançar a segurança hídrica dessas regiões.
Alcançar a segurança hídrica implica ter disponibilidade de água para uso doméstico, urbano, ambiental e econômico, desenvolvendo resiliência para enfrentar desastres naturais como secas e inundações. A Aliança Latino-americana de Fundos de Água, fundada em 2011 junto com o The Nature Conservancy, o Fundo para o Meio Ambiente Mundial (FMAM) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, é um esforço que procura contribuir à segurança hídrica por meio da criação e fortalecimento de Fundos de Água. São mecanismos de governança e canalização de recursos que envolvem o setor público, privado e da educação para dirigir esforços direcionados a consolidação da segurança hídrica nas regiões.
A Aliança Latino-americana de Fundos de Água impulsiona 24 Fundos e atualmente no Brasil operam em: Agência das Bacia do PCJ e Alto Tietê, em São Paulo; Fundos de Água e Produtores de Água e Floresta no Rio Guandu, no Rio de Janeiro, Fundo de Água do Rio Pipiripau, no Distrito Federal, Pagamento por Serviços Ambientais no Espírito Santo e Pagamento por Serviços Ambientais em Camboriú.
|
Divulgação: S/A Llorente & Cuenca |
Promovendo pesquisas para um melhor uso da água
Desde 2008, o Centro de Água para América Latina e o Caribe, fundado com o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, é um espaço focado em criar e difundir conhecimento, desenvolver capacidades e contemplar serviços de consultoria com o objetivo de facilitar a gestão da água na região. A Fundação FEMSA atua, juntamente com o Centro de Água, para aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos e estimular a criação de uma cultura desses recursos na sociedade. Dentro de suas conquistas, destaca-se a capacitação de mais de 3 mil profissionais da água, já que agora eles melhoram a tomada de decisões em organismos vinculados ao setor. Atualmente, o Centro de Água concentra-se em uma transição para a integração do nexo entre água, alimentos e energia, dada a íntima inter-relação entre estes setores.
Melhorando o futuro desde o início
A primeira infância, da gestação até os 5 anos, é a etapa mais importante na vida do ser humano, onde se estabelecem as bases para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, socioemocional e físico. Porém, 10,8 milhões de crianças na América Latina estão em risco de não se desenvolverem integralmente por condições desfavoráveis e falta de conhecimentos. A Fundação FEMSA impulsiona as crianças a alcançarem seu máximo potencial porque elas transformarão suas comunidades no futuro, promovendo ações coletivas ocasionando mudanças sistêmicas e contribuindo para a sustentabilidade das comunidades e dos negócios.
Desde seu lançamento no Brasil em 2018, 1.550 mil pessoas foram beneficiadas através do programa "Listos a Jugar!" (Vamos brincar!), uma multiplataforma com conteúdo de entretenimento educativo da Vila Sésamo, transmitida pela TV Cultura e apoiada pela Fundação Carlos Slim e pela UNICEF. Nos próximos anos, 10 milhões de brasileiros serão beneficiados através da transmissão pela televisão. Em 2016, foi lançado o projeto, que propõe promover hábitos saudáveis durante a primeira infância utilizando os personagens mais emblemáticos da Vila Sésamo para melhorar a saúde desde os primeiros anos de vida. O programa também está presente na Colômbia, no Equador e no México.
Compartilhando com as pessoas a arte latino-americana
Em 2017, a Fundação FEMSA integra a suas áreas de ação com o Programa Cultural FEMSA, que promove o diálogo com a arte latino-americana como meio de transformar positivamente a relação das pessoas com seu entorno. Através da Coleção FEMSA, que celebra seu 40º aniversário composta por mais de 1.200 mil obras de arte latino-americana moderna e contemporânea, a Fundação FEMSA chegou a mais de 11,5 milhões de pessoas com exposições em 12 países, entre eles México, Colômbia e Brasil.
Estes 10 anos representam o inicio de uma história de impactos positivos. Com uma colaboração proativa entre o setor público e privado e da educação, a Fundação FEMSA seguirá favorecendo o desenvolvimento nas comunidades onde FEMSA opera e, o mais importante, seguirá inovando para mudar o rumo da região.
"Através da Fundação FEMSA continuaremos trabalhando, com empenho e profissionalismo, para alcançar a visão de nossos fundadores que continua sendo o que acreditamos e criamos cada dia: um melhor futuro para todos", comentou José Antonio Fernández Carbajal, presidente do Conselho Diretivo da Fundação FEMSA e presidente do Conselho de Administração da FEMSA.
Por S/A Llorente & Cuenca