Fachada da escola/Foto/Divulgação |
Em busca de um ambiente escolar mais consciente e comprometido com o futuro, a Avidus School, localizada na Asa Norte, decidiu se comprometer com o programa Lixo Zero. O projeto será feito em parceria com a empresa Neutralize e busca criar, ao longo do ano, a menor quantidade possível de resíduos não reaproveitáveis.
Para atingir a meta, toda a comunidade escolar deve estar comprometida. No programa, professores, coordenadores, pais e alunos se unem para transformar a escola em um espaço integrado com o meio-ambiente por meio de diversão ações, como escolha de materiais, separação, reciclagem e compostagem.
O objetivo é desviar 90% do resíduo que vai para os aterros e, para isso, é preciso trabalhar o engajamento e a conscientização de todos os participantes da escola. Os alunos terão contato com técnicas de reciclagem e aprenderão sobre a escolha dos materiais menos prejudiciais para o ambiente em cada etapa do cotidiano. Além disso, a escola desenvolverá ações criativas, como o painel do lixo, que mostra quais elementos são reaproveitáveis, orgânicos ou residuais.
Mudança cultural e conscientização
A Avidus busca criar um ambiente escolar vivo, dinâmico e aberto aos alunos, onde o aprendizado e a integração com o espaço sejam constantes. Sendo assim, os alunos poderão trabalhar com hortas na escola e acompanhar diariamente a relação e a destinação com o lixo produzido por cada um. Vale lembrar que a fachada da escola, planejada pelo arquiteto Ivo Mareines, é viva e sustentável.
Thais Almeida e Tayana Oliveira, coordenadoras pedagógicas que acompanham projeto |
Para a engenheira agrônoma Paula Ferreira, uma das agentes que vai trabalhar no projeto da Avidus, os principais aspectos para o sucesso do Lixo Zero são a conscientização e a mudança de cultura de todos os envolvidos. "É preciso educar principalmente os adultos, que servirão de exemplo para as crianças nas ações do dia a dia", afirma a engenheira, que trabalha no projeto da escola ao lado do engenheiro ambiental Paulo Caixeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário