sexta-feira, 16 de março de 2018

CNMP promove debates no Fórum Alternativo Mundial da Água

Nos dias 17 e 18 de março, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Federal e a Escola Superior do Ministério Público da União, em parceria com entidades da sociedade civil, promovem dois ciclos de debate dentro da programação do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama 2018). As discussões, que abordarão o risco socioambiental da construção de barragens e a água como direito humano, serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição, na Universidade de Brasília (UNB).

No primeiro dia, 17 de março, às 11h, haverá a abertura da Assembleia Popular das Águas, com a participação da presidente do CNMP, Raquel Dodge; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin; e da procuradora Federal dos Direitos dos Cidadãos, Deborah Macedo Duprat.
Também no sábado, às 14h, acontece o "Ciclo de Debates I – Barragens e Risco Socioambiental". O assunto será abordado em três painéis: "Barcarena – Caso Mineradora Hydro", "Mariana – Caso Samarco" e "Altamira – Caso Belo Monte e Caso Onça Puma".

No domingo, dia 18, a partir das 9h, será realizado o "Ciclo de Debates II – Água como Direito Humano", também com três painéis: "Correntina", "Crise Hídrica nos Grandes Centros Urbanos" e "Bacia do Rio São Francisco". Em todas as mesas de discussões haverá a presença de membros do Ministério Público e de representantes da sociedade civil organizada.
Confira a programação completa (Ciclo de Debates I e Ciclo de Debates II).

O Fama
O Fama é um evento internacional, democrático e que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida. Ele acontece de 17 a 22 de março paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água, que também é realizado em Brasília, de 18 a 23 deste mês.
Saiba mais: http://fama2018.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário