sexta-feira, 28 de abril de 2017

Prêmio ECOERA 2017 abre inscrições durante a Veste Rio

Imagem: Site Ecoera
O Prêmio Ecoera, criado pela consultora Chiara Gadaleta em parceria com a Vogue Brasil, chega à sua terceira edição neste ano. As inscrições serão abertas hoje durante a programação da Veste Rio.

O prêmio analisa toda a cadeia produtiva de três segmentos - Moda, Beleza e Design -, com o objetivo de criar uma fotografia sustentável dessas indústrias, além de promover empresas conscientes e multiplicar boas práticas por toda a cadeia.

A premiação é dividida em quatro categorias: DESIGN para empresas dos setores de arquitetura, design de interiores e manufatura, PLANETA para as empresas que se destacaram na pontuação relacionada às práticas ambientais, PESSOAS na pontuação referente à relação com trabalhadores e comunidades locais, e a ECOERA que engloba as duas ultimas, sendo o prêmio de maior relevância e com resultados de pontuação maiores.

Em cada uma delas serão premiadas empresas pequenas, até 49 funcionários; médias, até 249 funcionários; e grandes, acima de 250 funcionários.

Na última edição, Malwee, Svetlana (marca de moda ética e vegana), Vert Shoes (marca sustentável de tênis), e o Empório Beraldin (empresa de tecidos, móveis e acessórios para decoração), venceram o prêmio em diferentes categorias.

Serviço: Prêmio ECOERA 2017

Inscrições abertas pelo link http://premio2017.ecoera.com.br/#inscreva-se

Sobre o ECOERA
O Movimento EcoEra foi criado em 2008 pela consultora de moda especialista em sustentabilidade, Chiara Gadaleta Klajmic. Desde a sua criação o principal desafio foi integrar o mercado de moda, beleza e design às questões sociais e ambientais por meio de um conjunto de atividades, práticas e ações que aproximassem toda a cadeia produtiva de moda à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.

Esse esforço ajudou esses mercados a quebrar paradigmas e a inaugurar um novo capítulo em sua história, onde toda a cadeia – indústria, marcas, estilistas, arquitetos e público final – se unem para criar uma indústria mais consciente, em que ética e estética possam andar lado a lado.

Informações:
ecoera.com.br
ecoera@ecoera.com.br

Dica de Sustentabilidade: evite lavar folhas de árvores para não entupir boeiros


Muita gente tem árvore na porta de casa, e com isso acaba usando esguicho de água para lavar as folhas caídas. Não faça isso porque ao fazer, você desperdiça água, além de entupir boeiros com folhas de árvores. O ideal e correto é varrer a calçada, recolhendo essas folhas caídas e embalando corretamente para seu descarte correto. Em tempo, outra dica importante, é lavar as folhas antes da chuva, para que o processo de levá-las ao boeiro não se repita. 


quarta-feira, 26 de abril de 2017

Confira os clipes do projeto Tributo à Natureza

O blog Cem Por Cento Sustentável é atualizado quase que diariamente por Marcos Fernandes e sua equipe, e aqui você confere as notícias relacionadas ao meio ambiente, sustentabilidade, novidades e dicas de preservação da natureza, que podem ser aplicadas no dia a dia. Paralelo ao trabalho da sustentabilidade, Marcos Fernandes desenvolve um trabalho popular na música brasileira.


Confira o clipe "Mãe Natureza" 


Sobre Marcos Fernandes

Cantor e compositor, iniciou-se na carreira musical em 1996, quando resolveu abandonar uma carreira de sucesso como executivo em uma grande rede de lojas de departamento. Estudou música e aprimorou-se, tornando-se compositor e produtor musical de outros cantores. Naquele mesmo ano, recebeu o convite para gravar seu primeiro trabalho popular intitulado “Lindas Manhãs”. Convidado para ilustrar a noite paulistana dos então nordestinos residentes em São Paulo, o artista dava o primeiro passo para uma carreira que soma mais de 20 anos de estrada e 10 cds inéditos. www.marcosfernandes.com.br.


Conheça mais sobre todos os seus projetos, acessando as redes sociais.
www.facebook.com/oficialmarcosbr
www.instagram.com/oficialmarcosbr
www.twitter.com/oficialmarcosbr
www.marcosfernandes.com.br

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: sacolas retornáveis

Falei recentemente em uma publicação, sobre sacolas descartáveis e seu uso discriminado, mas hoje estou ressaltando a importância das sacolas reutilizáveis. 
Sempre que for ao mercado leve as suas evitando assim o uso desnecessário de tantas sacolas plásticas que não serve pra nada mais do que poluir e degradar o meio ambiente. 

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: desligue da tomada eletrônicos sem uso


Temos o hábito de deixar na tomada eletrônicos e eletrodomésticos sem uso. Sempre que puder, retire da tomada esses equipamentos, evitando o uso excessivo de energia. 




quarta-feira, 19 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: engajamento coletivo


Não basta apenas fazer sua parte, mas mostrar aos parentes e amigos que eles devem fazer o mesmo, é uma tarefa fácil e rápida.  Amigos e familiares têm muito mais tendência em fazer aquilo que fazemos, portanto, conscientiza-los sobre isso, é a melhor coisa a se fazer. Imagine você, se cada um conscientizar mais dois, em pouco tempo, seremos uma legião de pessoas conscientizadas em prol do meio ambiente. 

Dica de Sustentabilidade: faça uso de pilhas recarregáveis


Evite um aumento de lixo, usando por exemplo, pilhas recarregáveis. Além de economizar com o bolso, você economiza com o meio ambiente. 

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: apague as luzes


Quando estiver em casa e passar por um cômodo vazia, desligue as luzes do local, televisão ou rádio que estiverem ligados.  Além disso, oriente as pessoas da casa, e principalmente crianças e adolescentes para evitar esse tipo de prática, contribuindo sempre. 


sexta-feira, 14 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: use papel sulfite dos dois lados aproveitando e economizando


Sempre que puder use os dois lados do papel para impressão, assim você evita o uso de uma nova folha de papel sulfite; e no caso de contas de consumo, faça seus devidos pagamentos via internet, aplicativo, meios digitais para assim evitar o uso de impressos.  Tudo que se é feito para o bem do meio ambiente, por mínimo que seja, vai dar um retorno ótimo ao planeta.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: sacolas plásticas


Temos o hábito de ir ao mercado e pegar várias e várias sacolinhas plásticas com a intenção de usa-las para lixo doméstico. Esta prática é errada e atrapalha o meio ambiente, gerando toneladas de lixo plástico que demora mais séculos para se dissipar.  
O melhor é o uso racional e consciente.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: faça revisões no carro, economize gasolina e contribua com o meio ambiente


Temos o hábito de deixar tudo para depois e com o carro não é diferente. Depois eu reviso, depois eu vejo, e assim sucessivamente. Mas é preciso tomar cuidado com as manutenções de seu carro, mantendo as sempre em dia, para evitar gastos desnecessários inclusive com gasolina. 


Sobre a gasolina o gasto não é apenas financeiro, mas também a poluição que esse tipo de combustível causa na atmosfera. Então já sabe, faça suas revisões regularmente de acordo com a indicação de sua montadora. 

O site Ciclo Vivo listou 14 dicas para evitar o consumo excessivo de combustível e vale a pena seguir. 

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dica de Sustentabilidade: faça a barba com a torneira desligada e gaste o mínimo de água possível




Fazer a barba é quase um evento hipnótico. Quando percebemos, estamos ali 10 ou 15 minutos com a torneira escorrendo ralo abaixo, litros e litros de água limpa. Portanto, sempre que for fazer a barba, feche a torneira e use o mínimo de água possível. 

quinta-feira, 6 de abril de 2017

José Luiz Penna toma posse como secretário estadual da Cultura

Foto: Divulgação/PV 
Logo mais às 18h, José Luiz Penna, presidente nacional do Partido Verde toma posse como secretário estadual da Cultura de São Paulo.

A cerimônia de transmissão de cargo será no Salão Nobre do Complexo Cultural Julio Prestes. 

Assumem os cargos José Luiz Penna, secretário de Estado da Cultura, e Romildo Campello, secretário-adjunto de Estado da Cultura. 

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Evento em Campinas abordará o uso de plantas medicinais

Imagem/Divulgação
A “XV Semana de Fitoterapia” será realizada em Campinas, entre os dias 18 e 20 de abril, das 8h30 às 17h. O evento é promovido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O principal objetivo do seminário é informar, conscientizar e ampliar os conhecimentos tradicionais e científicos da população em geral e de profissionais da saúde sobre o cultivo e uso de plantas medicinais por meio de palestras, oficinas, visitas técnicas, minicursos e apresentação de trabalhos técnicos e científicos.
A programação apresentará temas como Fitoterapia nas doenças alérgicas, Farmácia da Natureza, Thai Qi Gong, plantas alimentícias não-comestíveis (PANCs), biosaúde, horta em vasos, uso e cultivo de guaco, culinária saudável e plantas medicinais e os seus tipos de cultivo e propósitos.
As inscrições são gratuitas e realizadas no primeiro dia do evento, às 8h30, com a entrega dos materiais. Fichas de inscrições para impressão estão disponíveis aqui. Mais informações pelo e-mailsemanadefitoterapia@gmail.com ou pelo telefone (19) 3743-3700.

Programação
18 de abril
8h30: Inscrições
9h: Abertura
10h30: Coral
11h: Palestra de abertura: Da floresta para a farmácia
12h30: Almoço
13h30: Seção de pôsteres (trabalhos técnicos e científicos)
14h: Palestra – Plantas medicinais: tipos de cultivo e propósitos
15h30: Intervalo
16h: Palestra: 15 anos de saberes à Luz do Sol
17h: Encerramento
19 de abril
8h30: Thai Qi Gong
9h: Palestra Biosaúde
10h30: Intervalo
11h: Palestra: Da natureza vem a cura
12h30: Almoço
13h30: Seção de pôsteres
14h: Palestra: Fitoterapia nas doenças alérgicas; e apresentação sobre a Farmácia da Natureza
15h15: Intervalo
15h45: Apresentação oral de trabalhos
17h: Encerramento
20 de abril
8h30: Dança circular
9h – Visitas
  • IAC: Seção de plantas aromáticas/medicinais e seção de fitoquímica
  • CPQBA – Unicamp: Divisão de Agrotecnologia
9h: Minicurso Guaco: uso e cultivo
10h30: Intervalo
11h: Mesa-redonda: Produção de plantas medicinais – oportunidades e desafios
12h30: Almoço
14h: Oficinas
  • Horta em vaso
  • Culinária saudável
  • Identificação de plantas medicinais
  • PANCs: reconhecimento e uso
14h: Rodas de conversa
  • Roda 1: Hildegarda de Bingen e a saúde
  • Roda 2: Hildegarda de Bingen e a alimentação
XV Semana de Fitoterapia
Dias 18 a 20 de abril, das 8h30 às 17h
Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati): Avenida Brasil, 2340 - Jardim Chapadão – Campinas

Dica de Sustentabilidade: fazendo sua parte teremos um futuro melhor



Não importa quão você esteja contribuindo para melhorar o planeta em que vive, qualquer ajuda ou medida por pequena que seja, é grande o bastante para um futuro melhor.
Uma ótima segunda-feira e uma semana cheia de novidades boas para todo mundo. 

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Com histórias bem-humoradas e cheias de conteúdo, DOCOL lança seu Almanaque da Água

Divulgação/Denise Delalamo Comunicação
Ao completar 60 anos de história, a Docol apresenta o Almanaque da Água, um livro que traz 60 verbetes - uma para cada ano da marca -, explicando como esse recurso natural se infiltrou na economia, nas civilizações, nos hábitos, nas lendas e na história da humanidade. Com bom-humor e textos leves, a publicação também reforça a importância e a necessidade de preservação da água.

“A história da Docol está profundamente ligada à busca por soluções e produtos que ajudem a poupar água. Acreditamos que o conhecimento é uma boa maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância de tomar uma atitude”, explica o presidente Guilherme F. Bertani, na carta que acompanha a publicação.

O material foi disponibilizado para entidades ligadas à preservação dos recursos hídricos. Parceiros Docol e estudantes que visitarem à fábrica durante o ano também serão presenteados. Para quem se interessar, existe uma versão online no site da empresa:

www.docol.com.br/uploads/downloads/pt/Docol-Almanaque-da-Agua.pdf